cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

“Conhecer os Nossos Atletas” - António Leal: “A Natação dá-me concentração”

António Leal tem 13 anos, 10 dos quais dedicados à Natação, desporto que começou a praticar por aconselhamento médico.

Ao longo deste percurso desenvolveu o gosto pela modalidade, tendo conhecido diferentes treinadores. “Até agora, o que me está a chamar mais a atenção é o Tiago [Henriques]. Gosto dele, porque é bastante exigente e puxa por nós. Sem ele não sei se estaria no actual patamar, pois antes não tinha os tempos de agora. Com estes novos treinos e a exigência do Treinador estou a evoluir mais e a alcançar muito bons resultados.

Tenho de confessar que com a mudança de Treinador fiquei um pouco receoso. Não sabia se com a saída da Sílvia íamos ficar apenas com o Treinador David, o que também era bom mas diferente, pois os horários não são os mesmos. Quando soubemos que vinha um novo Treinador ficámos todos entusiasmados. Foi bom!

Ser nadador profissional dá trabalho!

antonio leal 2 2018

“Através desta modalidade podemos chegar longe mas mesmo que isso não aconteça, a Natação vai ser sempre um marco muito bom!”

Costumo ir aos treinos das 7 da manhã. É cedo mas quando entramos na água é como se já fossem 9. E quando vou para as aulas não me sinto cansado. Até fico mais concentrado e mais desperto. A Natação dá-me concentração.

Cheguei a praticar cinco desportos em simultâneo: Futebol, Esgrima, Vela, BTT e Xadrez. Continuo no BTT. Quanto à Vela, fazia e depois parava até que desisti e a seguir continuei apenas no Verão, porque também gosto deste desporto.

Em relação à Natação, acho que é para continuar e se der para ir mais longe, gostava. Depende dos resultados. Ser nadador profissional dá trabalho! É preciso pensar que estamos a fazer o melhor por nós. Através desta modalidade podemos chegar longe mas mesmo que isso não aconteça, a Natação vai ser sempre um marco muito bom!

Apesar de treinarmos longe da sede do Clube – na Piscina da Escola Secundária Manuel de Arriaga – sinto-me ligado ao Clube Naval da Horta (CNH). Sabemos que temos sempre o apoio do CNH.

A Festa de Natal e outros convívios realizados no Clube permitem conhecer e confraternizar com atletas de outras modalidades. Acho que conheço praticamente todos.

Na minha opinião, todos os desportos são difíceis embora cada um tenha as suas particularidades. Na Vela é preciso ter cuidado com o mar. Mas a Natação também é bastante difícil, porque implica ter muita resistência e temos de treinar todos os dias! Se faltarmos vamos perdendo ritmo.

Fazer amigos é a outra parte do desporto

antonio leal 3 2018

“Temos tudo para sermos bons”

Somos todos amigos e unidos.

Sempre que há provas fora do Faial gosto de participar. Às vezes fico nervoso mas depois penso que vai passar e que vou fazer o meu melhor. Por causa disso acabo por não aproveitar tanto a deslocação, pois fico muito focado na Prova e esqueço um pouco o resto. Fazer amigos é a outra parte do desporto. Comecei com os meus actuais amigos na Natação e foram todos desistindo. Do meu grupo sou o único resistente.

No final das Provas realizadas no Faial vamos jantar juntos. Vão aqueles que podem pois nem sempre é possível irem todos. Quando nos deslocamos a outras ilhas convivemos durante os almoços e jantares. Apesar de ser um pouco tímido, com estas deslocações acabei por fazer amigos na Terceira e em São Miguel.

Penso que a razão de eu ficar mais nervoso nas provas tem a ver com o facto de só termos um clube no Faial, enquanto que nas outras ilhas há mais. Eu e o Gustavo somos os únicos Infantis A e estamos sempre a competir juntos. Agora também já temos os Infantis B. Por isso, era bom ter outro clube no Faial o que permitia competir mais. Por outro lado, sei que com isso também iríamos perder alguns dos nossos atletas, porque há sempre quem queira experimentar outras coisas.

Não acho que os nadadores das outras ilhas sejam melhores do que nós. Para mim, são iguais. Não têm mais condições do que nós. Acho que somos o Clube com mais condições em termos de Piscina. A do Faial é a melhor dos Açores. Temos tudo para sermos bons. O que nos falta é termos mais atletas. Eles têm o dobro! Se tivéssemos mais atletas, o CNH conseguiria chegar mais longe.

Com este Treinador, o CNH ainda vai ser mais reconhecido

camp reg clubes 1 2018

“Este Treinador foi bem escolhido e vamos evoluir muito!” 

Já convidei amigos meus para virem experimentar a Natação mas eles já estão noutros desportos. Não defendo que temos de começar a praticar um desporto desde pequenos. Eu comecei pela razão que já disse mas se começasse agora, devagarinho chegava lá.

Levo a Natação a sério mas o BTT também!

Com este Treinador, o CNH ainda vai ser mais reconhecido do que aquilo que já é na Natação. Foi bem escolhido e vamos evoluir muito!

antonio leal 5 2018

“Vejo no Tiago um Amigo!”

Ao início demorou a acostumar-me a ele, porque era muito exigente. Há umas semanas apercebi-me que se fizer o que ele diz consigo evoluir e os resultados já começaram a aparecer nas Provas. Pensava que ia ser impossível melhorar os meus tempos todos nas Provas mas consegui e espero melhorar ainda mais, porque com este Treinador é sempre possível mais e mais! O Tiago puxa sempre por nós e é muito amigo. Eu vejo nele um Amigo!

Estou mais perto de ir aos Zonais, um Campeonato que se realiza fora dos Açores [no Continente português] e no qual nunca participei.

Quando não tínhamos treinador, eu dedicava-me muito ao BTT. Depois veio o Tiago mas mesmo assim mantenho o BTT. Mas entre estas duas modalidades, a mais importante é a Natação.

Estou no 8º ano e as minhas disciplinas preferidas são Ciências e Educação Física.  

Acho que há tempo para tudo. Claro que em tempo de testes, primeiro estão os estudos, mas tento ir sempre à Natação”.

António: determinado como estás a trabalhar o teu potencial e a evoluir todos os dias, certamente que a Natação será uma motivação extra para alcançares os teus ideais dentro e fora da piscina. Com o perfeccionismo do Treinador e a tua dedicação está traçado o rumo a seguir com vista à evolução e à conquista de resultados que são sempre fruto de um caminho suado, pois sem trabalho nada se consegue!

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.