cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

“Conhecer os Nossos Atletas” - Maria Rocha: “Sinto que a Natação me fez crescer!”

Maria Cleto Rocha tem 14 anos e anda na Natação desde os 3. “O meu pai inscreveu-me, porque achava que eu devia saber nadar. Comecei na Piscina Municipal e aí estive até aos 5 anos. Experimentei outros desportos mas não me interessaram.

Ao longo destes anos conheci vários treinadores no Clube Naval da Horta (CNH) mas os últimos foram aqueles de que gostei mais: Sílvia Mendonça (anterior) e Tiago Henriques (actual). São muito especiais para mim e gosto imenso do trabalho de ambos. Admiro-os muito, porque foi com eles que comecei a perceber o que era a Natação, a ter mínimos, a esforçar-me e a alcançar os meus objectivos. Antes não tinha tanta motivação. Esta nova fase teve início com a Sílvia e mantém-se com o Tiago. Têm diferentes maneiras de ensinar mas na questão de puxar por nós são iguais. Sinto-me motivada!

Por vezes saio cansada da Piscina [da Escola Secundária Manuel de Arriaga, ESMA] e nem consigo estudar. Chego a casa e caio logo no sono. No início, os meus pais não ficaram muito satisfeitos com esta situação mas agora já faz parte da rotina. Pertenço ao grupo que treina às 7 da manhã e posso dizer que sou das pessoas mais despertas. Parece que o treino nos desperta. E depois do treino vamos mais atentos para as aulas e vemos os outros cheios de sono!

A Natação não é só um desporto mas uma forma de conviver

maria rocha 1

“Os meus melhores amigos estão na Natação do CNH”

Para mim, a Natação não é só um desporto mas uma forma de conviver com os outros. Os meus melhores amigos estão na Natação do CNH.

Quando estou a nadar desligo-me do resto. Estou só ali! É algo de muito bom para me “esquecer” dos estudos.

Espero continuar sempre a praticar. Já pensei que vou ter de encontrar uma solução quando for para a universidade mas ainda não tenho resposta para o futuro. No entanto, sei que a Natação é um ‘hobby’.

Actualmente frequento o 9º ano de escolaridade e tenho como disciplinas preferidas Matemática e Físico-Química mas estou dividida entre Ciências e Tecnologias e Economia em termos de área profissional.

Vejo o Tiago como um amigo

maria rocha 2 2019

Maria Rocha: “Estou satisfeita com este Treinador. Acho que ele está a fazer um bom trabalho” 

Sinto que a Natação me fez crescer! Trabalhamos em equipa e vejo o Tiago como um amigo. Já temos uma relação bem próxima. A ligação entre equipa e Treinador e vice-versa é boa. Quando saímos do Faial para participar em provas nota-se isso. Sair é muito importante! Nas deslocações que fazemos convivemos e não falamos só da Natação mas também do nosso dia-a-dia, das nossas vidas. Aprendemos muito! Acho interessante estarmos juntos e passarmos 24 horas tão unidos! Fazemos as refeições juntos e convivemos bastante.

Apoiamo-nos muito nas competições e puxamos uns pelos outros quando estamos a nadar e acho que isso é importante para uma boa ligação da equipa.

Sinto que alguns atletas de outros clubes são melhores do que nós mas outros não. Neste último Regional de Clubes ficámos num bom lugar. Estamos bem e a evoluir e acho que ainda vamos evoluir mais! Este Treinador é bom e estamos motivados. Queremos dar o nosso melhor e isso faz toda a diferença. 

Era bom que houvesse mais um clube na ilha

camp reg clubes 1 2018

“A ligação entre equipa e Treinador e vice-versa é boa” 

O facto de termos poucas competições por época, atendendo a que no Faial só há o CNH, faz com que não tenhamos aquele espírito competitivo tão aceso. Competimos contra o relógio e outras vezes contra colegas da pista ou da piscina. Era bom que houvesse mais um clube na ilha para competirmos de outra forma. Temos população suficiente para isso.

Estou satisfeita com este Treinador. Acho que ele está a fazer um bom trabalho. Aprendemos com ele que o nervosismo é bom mas a ansiedade não.

Gosto muito dos meus colegas e adorava que viessem novas pessoas para a Natação!

A Natação é um desporto bonito de se ver

Mesmo com a Natação e a Escola tenho tempo livre para mim. Antes também andava no ‘Hipop’ mas desisti, porque estou a focar-me mais na Natação. Prefiro assim. Inicialmente foi um pouco difícil conciliar com as aulas mas agora já estou habituada e consigo gerir o tempo.

Já disse ao meu pai que se eventualmente desistisse da Natação – espero que não aconteça – não quero praticar nenhum outro desporto, pois nunca tive tanto interesse noutro como tenho neste.

Também gosto imenso de ver e sempre tive muito interesse pela Natação. É um desporto bonito de se ver! É cansativo, claro que é, mas é um cansaço bom, que vale a pena. Não troco a Natação por outra modalidade!

maria rocha 3 2018

“Não troco a Natação por outra modalidade!”

As pessoas desvalorizam um bocado a Natação e não acham que seja assim tão importante. Podem pensar que se trata de um desporto complicado por causa de ser praticado dentro de água e há quem me pergunte se eu não tenho sono ou frio ao entrar na água de manhã. E eu respondo que não e que é uma questão de hábito. E depois ainda me dizem: “Isso não era para mim, não era para mim!”

Confesso que inicialmente era difícil mas com o tempo adaptei-me. A Natação é importante para mim e é isso que eu respondo a quem me questiona mas nem sempre percebem o meu ponto de vista. Era preciso eles experimentarem para perceberem! 

O CNH é importante para mim!

david carreira visita cnh 16 2018

Gosto muito dos meus colegas e adorava que viessem novas pessoas para a Natação!

Nesta modalidade fiz amigos desde os 5 anos. Somos todos muito unidos mas nem sempre foi assim. Isso começou a ser mais visível com a professora Sílvia em que nos juntámos mais como equipa e como amigos.

Desde os 5 anos que sempre fui muito chegada só a uma pessoa. Mas com a anterior Treinadora a nossa união aumentou! Somos mais unidos e colegas, tanto na Natação como fora.

maria rocha 4 2019

“Deixei o ‘Hip Hop’ para me focar mais na Natação”

Apesar de treinarmos na Piscina da ESMA sentimo-nos ligados ao Clube e sabemos que fazemos parte desta grande “família”, que é o Clube Naval da Horta.

O CNH é importante para mim! Falo desta “casa” a outros colegas e até pergunto se alguém quer experimentar a Natação. O que me dizem é que vão falar com os pais mas não passa disso”.

Maria: redescobriste o teu desporto de eleição e através dele fizeste mais amigos, percebeste o verdadeiro significado da palavra equipa, consegues sentir unidade de grupo, ganhaste confiança em ti e motivação para evoluires, dando o teu melhor. Persegue o sonho apoiada pelo teu Treinador e por aqueles que, na sua compreensão, amizade e carinho, te dão asas.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.