cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Em Aveiro: Pedro Costa e Tiago Serpa, antigos velejadores do CNH, no Campeonato Nacional Universitário de Vela

Pedro Marques, Tiago Serpa, Tiago Rodrigues e Pedro Costa

Os faialenses Pedro Costa e Tiago Serpa, ex-atletas do Clube Naval da Horta (CNH), integram uma das 15 equipas do Campeonato Nacional Universitário de Vela na Classe Raquero que decorre em Aveiro, tendo começado pelas 10 horas deste sábado, dia 9, terminando pelas 18 horas deste domingo, dia 10.

Esta Prova é organizada pela Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUav) em parceria com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro, contando com 15 equipas, distribuídas pela Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Escola Naval, Universidade Nova de Lisboa e Escola Náutica Infante D. Henrique.

Na sua organização, este evento envolve uma logística com um total de 15 elementos do Sporting Clube de Aveiro.

O campo de regatas é o Canal Principal da Ria de Aveiro, em frente às instalações náuticas do Sporting Clube de Aveiro.

As equipas em Prova lutam pelo título nacional universitário na modalidade da Vela, numa prova integrada no calendário da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), com arbitragem de elementos credenciados pela Federação Portuguesa de Vela (FPV).

O Campeonato Nacional Universitário de Vela na Classe Raquero é disputado em formato de ‘match-racing’ com dupla derrota, ou seja, cada equipa é eliminada após duas derrotas.

Em termos de Ranking Nacional universitário, a equipa da AAUav encontra-se em 2º lugar, com a Universidade do Porto a ocupar o 1º e o 3º lugares, esperando-se um Campeonato extremamente disputado e animado nas águas da Ria de Aveiro.

Refira-se que esta é a 6ª prova nacional universitária organizada pela AAUAv em conjunto com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro, numa parceria iniciada em 2010 com a realização da primeira prova nacional universitária.

O título nacional escapa à equipa da AAUAv desde a época 2015/16, data em que a equipa formada pelos velejadores Miguel Castro Silva, Tiago Teixeira e António Oliveira se sagrou campeã nacional universitária.

Equipa de Pedro Costa e Tiago Serpa passa à fase seguinte

Pedro Costa foi velejador do CNH durante mais de uma década e paralelamente ao Curso de Engenharia Mecânica, na Universidade de Aveiro, tem participado nalguns eventos de Vela no Continente português.

Tiago Serpa também praticou Vela no Clube Naval da Horta durante 10 anos. Encontra-se na mesma instituição universitária a frequentar o 1º ano da Licenciatura em Ciências do Mar – “que até agora está a correr bem” – desejo que acalentava desde pequeno e que foi impulsionado pela formação que teve no CNH.

A equipa dos dois velejadores faialenses conta, ainda, com Pedro Marques e Tiago Rodrigues.

O Gabinete de Imprensa do CNH falou com estes antigos velejadores da “casa” para perceber como decorreu este primeiro dia.

Tiago Serpa: “O Pedro convidou-me para fazer da equipa e eu aceitei. Fazer Vela em Ria não é o mesmo que em mar aberto. O dia de hoje [sábado] começou com vento fraco e muita corrente.  Depois o vento foi aumentando de intensidade. Perdemos uma regata e ganhámos outra, o que faz com que tenhamos passado à eliminatória seguinte. Cada equipa é eliminada após duas derrotas e vai sendo sempre assim até serem encontrados os vencedores. A equipa adversária tinha pessoas mais experientes mas correu bem. Agora vamos ver como corre amanhã”.

Pedro Costa: “A nossa equipa passou à fase seguinte, o que é bom! Convidei o Tiago, porque já nos conhecíamos e sendo assim a comunicação é diferente”.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.