cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Visita de estudo ao navio-escola “Gulden Leeuw” - Mariana Luís: “Os velejadores do CNH colocaram dúvidas interessantes”

“Os nossos velejadores gostaram muito. Foi muito divertido e colocaram dúvidas interessantes”. É assim que Mariana Luís, Monitora de Vela do Clube Naval da Horta (CNH), classifica a visita de estudo que os atletas da Escola de Vela do CNH realizaram ao navio-escola “Gulden Leeuw”, na manhã de sábado, dia 23.

E no seguimento da visita, alguns começaram a pensar num projecto desta natureza, o que permitirá conhecer a vida a bordo e simultaneamente viajar e aprender.

O grupo incluiu 15 velejadores, designadamente das Turmas de Iniciação e Pré-Competição de Mariana Luís e da Classe de Optimist, treinados por Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do Clube Naval da Horta.

Mariana Luís, que coordenou esta visita de estudo – uma iniciativa de Duarte Araújo – sublinha que “os mais velhos, que já têm gosto pelo mar e pela Vela, começaram a ponderar uma viagem futura, tendo colocado questões”. E acrescenta: “Todos gostaram de ver o barco e como se desenrola a vida a bordo. Ficaram entusiasmados e fascinados!”

vela lig visita gulden leeuw 2 2019

Os velejadores mais velhos ponderam vir a realizar um projecto desta natureza

Por isso, esta Monitora salienta que “a experiência é para repetir” até, porque, a escala de navios-escola no Porto da Horta é algo bastante frequente.

Questionada sobre a reacção dos alunos visitados, Mariana responde que “eles encaram de forma natural a inter-acção com quem os visita, manifestando curiosidade por conhecer outras culturas”, já que esta é precisamente uma das componentes de um projecto desta natureza.

O “Gulden Leeuw”é um navio-escola holandês, que se encontra a realizar um projecto canadiano. A bordo encontram-se 60 pessoas, sendo 8 professores, o Capitão e o Ajudante e alunos de diversas nacionalidades.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.