Velejadores da Regata “Le Défi Atlantique” devem começar a chegar à Horta este sábado, dia 30

Prevê-se que comecem a chegar ao Porto da Horta este sábado, dia 30, os veleiros da Regata Internacional “Le Défi Atlantique, Class40. Esta Regata partiu de Guadalupe no dia 23 deste mês, tendo como itinerário Guadalupe/Horta/La Rochelle.

Trata-se de uma competição promovida pela Grand Pavois Organization, contando com o apoio da Class40 e da Federação Francesa de Vela.

Segundo Armando Castro, Director da Marina da Horta (e a quem coube a apresentação técnica deste e de outros eventos náuticos do género, que decorreu no dia 19 do corrente, nos Paços do Concelho, numa iniciativa da Comissão Náutica Municipal), “esta é uma regata destinada a embarcações de 40 pés, já conhecida dos faialenses, sendo disputada por equipas compostas por dois ou mais tripulantes. A troca de tripulações será feita no Faial, o que vai gerar uma maior circulação de pessoas na cidade da Horta”.

Este Responsável sustenta que “estão previstas 10 a 15 embarcações envolvendo cerca de 150 pessoas, entre velejadores, organizadores, familiares, equipas técnicas de assistência e jornalistas”.

A largada da Horta está prevista para o dia 8 de Abril rumo a La Rochelle, “cidade com quem a Horta tem uma relação há já algum tempo”, sendo esta Regata precisamente a confirmação dessa ligação antiga.

No conjunto das 5 Regatas Internacionais que escalam o Porto da Horta de Março a Julho de 2019, figura o ‘Rally’ “ARC Europe”, que há mais de 30 anos passa pelo Faial.

Destinado a embarcações de cruzeiro, zarpa de St. Georges, nas Bermudas, no dia 5 de Maio com destino à Horta. Inscritas estão 28 embarcações, que vão trazer ao Faial cerca de 150 pessoas. A largada da Horta está marcada para o dia 5 de Junho.

A 3ª Regata a visitar o conhecido Porto faialense e a engalanar a internacional Marina da Horta será a “Les Sables/Les Açores/Les Sables”, que sai desta cidade francesa a 29 Junho, estimando-se que os primeiros veleiros cheguem ao Faial a 6 de Julho. Destinada à Classe40 pés, será disputada por equipas de dois tripulantes, com troca de tripulações na ilha do Faial. Prevê-se que participem 10 a 15 embarcações, trazendo à Horta 100 pessoas. O regresso a Les Sables está programado para 12 de Julho.

A Horta vai receber pela primeira vez este ano a Regata “Douarnenez/Horta/Douarnenez”, destinada à Classe IRC e que tem partida de França marcada para o dia 26 de Julho. Prevê-se que a chegada aconteça no dia 2 de Agosto, em pleno Festival Náutico da Semana do Mar.

Esta competição será disputada por equipas de dois ou mais tripulantes, com troca de tripulações na Horta. São esperadas entre 15 a 20 embarcações, as quais trarão à Ilha Azul aproximadamente 150 pessoas.

Na mesma data é esperada na Horta a frota da Classe Fígaro da Regata Dournenez/Horta/Douarnenez” em solitário, que será disputada por embarcações da Classe Fígaro III, estimando-se uma participação entre 10 a 15 veleiros. Esta Regata sai de França também a 26 de Julho. São esperados 15 a 20 barcos.

O Clube Naval da Horta – que integra a Comissão Náutica Municipal – desempenha um papel de co-organizador nestas iniciativas, assegurando, no plano técnico, as chegadas e largadas, o apoio logístico necessário na área das comunicações e outras, a preparação dos prémios de etapa e a colaboração na recepção geral de cada regata.

Todas estas Regatas Internacionais que visitam o Porto da Horta, funcionam como um forte meio promocional da Cidade da Horta: Capital Oceânica do Iatismo; da Baía da Horta: uma das Mais Belas do Mundo e da Marina da Horta que, ao nível daquelas que recebem navegação ao largo, é a 1ª da Portugal, a 2ª da Europa e a 4ª do Mundo, sendo largamente conhecida como apeadeiro do Mundo, atendendo à panóplia de nacionalidades que acolhe e cujos testemunhos estão patenteados nos registos murais deixados neste grande museu ao ar livre.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.