cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Apresentação do Programa do Festival Náutico da Semana do Mar 2019

Duas regatas Dournenez/Horta/Douarnenez largarão no decorrer do Festival Náutico 2019

A largada de duas regatas internacionais no decorrer do Festival Náutico 2019 – apresentado na manhã desta quinta-feira, dia 30, junto ao Castelo de Santa Cruz, na Horta – constitui uma das novidades deste evento, que se realizará de 2 a 11 de Agosto.

Na Apresentação Pública do Festival Náutico da Semana do Mar deste ano, José Decq Mota, Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta (CNH), Entidade Organizadora, sublinhou que “o Festival Náutico é uma iniciativa audaciosa”, que arrancou há 44 anos e que este ano completa 43 edições (não se realizou apenas em 1998, devido ao sismo de 09 de Julho).

Este Dirigente destacou as diferentes componentes deste evento – que uns dizem ser o maior do País mas que ele prefere caracterizar como sendo “uma grande actividade lúdica dos Açores e de Portugal” – e a constante preocupação de ser melhorado ano após ano.

Dentro da componente lúdica, destaque para os Passeios em Bote Baleeiro, que registam sempre grande adesão; o Pólo Aquático, que não sendo uma actividade regular, congrega um vasto número de participantes dentro das equipas que se organizam, e a Regata dos Velhotes, destinada a antigos praticantes de Optimist.

Quanto à componente desportiva, “é fortíssima”, abrangendo 12 modalidades, onde se insere a Travessia do Canal a Nado; a chegada da “Atlantis Cup - Regata da Autonomia”, que este ano completa a sua 31ª edição; uma interessante actividade no âmbito da Vela Ligeira, o Campeonato Regional de Motonáutica e a tradicional Prova de Apneia.

“Consagração da Horta como cidade virada para a Vela Desportiva de Alta Competição”

Dentro das Regatas Internacionais, José Decq Mota deu particular ênfase “às largadas espectaculares” que irão acontecer quinta, dia 8, e sexta, dia 9, de duas regatas Douarnenez/Horta/Douarnenez, Classes IRC e Fígaro 3, sendo que no último caso, esta prova constitui a primeira regata oceânica desta dimensão.

“Esses veleiros vão encher ainda mais a Marina, sendo a consagração da Horta como cidade virada para a Vela Desportiva de Alta Competição”, frisou o mais alto Responsável pelo CNH, que neste acto público se encontrava acompanhado por mais três colegas de Direcção: José Fernandes, Sandra Costa e Nuno Azevedo.

O Presidente da Entidade Responsável pela Organização do Festival Náutico assinalou que este evento conta com a colaboração de Parceiros, com primazia para a Câmara Municipal como sendo “o principal”. “Mas há mais, os quais permitem a natureza, a configuração e a dimensão deste Festival”, como são a Portos dos Açores, S.A., a Autoridade Marítima, a Direcção Regional do Desporto, a Direcção Regional do Turismo e a Associação Regional de Vela dos Açores, entre outros, além dos Patrocinadores.

“Serão 10 dias de actividade extrema também possível graças ao envolvimento das dezenas de Voluntários, o que, em conjunto, “representa muita gente a puxar para o mesmo lado”.

José Fernandes, elemento da Direcção, apresentou detalhadamente o Programa festivo.

José Leonardo, Presidente da Câmara Municipa da Horta, lembrou que desde há 2/3 anos que a Comissão da Semana do Mar decidiu dar relevância aos vários vectores daquela que foi a primeira festa concelhia dos Açores, salientando que o Festival Náutico é o maior.

O autarca faialense acentuou que, através da Comissão Náutica Municipal – de que o CNH também faz parte – “tem sido muito trabalhada a vertente da náutica internacional”. E ressaltou: “Basta olhar para a nossa Marina, que está mais do que lotada”.

O edil reforçou, também, o grande envolvimento e o contributo dos Voluntários. “Sei a intensidade deste Festival, que só é possível com muito trabalho”, rematou.

sm2019 apres prog fest nautico 6 2019

O Programa pode ser consultado nesta ligação.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.