cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Equipa do CNH ficou em 3º lugar no Campeonato Regional de Escolas de Vela 2019

Mariana Luís, Monitora da Escola de Vela do CNH, posa, orgulhosa, com os “seus” alunos

Diogo Sá da Bandeira, Margarida Soares e Maria Guerreiro formaram a equipa do Clube Naval da Horta (CNH) que participou no Campeonato Regional de Escolas de Vela 2019 (CREV), decorrido este sábado e domingo, dias 29 e 30 de Junho, na ilha do Faial. Este evento foi organizado pelo CNH e promovido pela Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA).

Na categoria Individual pontificou o velejador do CNH, Alexandre Pinheiro (de pólo vermelho).

As ilhas Terceira e São Miguel também disputaram este Campeonato, tendo vindo uma equipa do Clube Naval da Praia da Vitória e uma do Clube Naval de Ponta Delgada.

O pódio ficou assim preenchido: 1º lugar para a equipa da Terceira; 2º para São Miguel e 3º para a equipa do Clube anfitrião.

Ao longo destes dois de prova, realizaram-se 6 regatas.

A Cerimónia de Entrega de Prémios aconteceu ao fim do dia de domingo (30), no decorrer do Beberete que teve como palco o Bar do Clube Naval da Horta. Presentes estiveram José Decq Mota, Presidente da Direcção do Clube Organizador (CNH); o Capitão do Porto da Horta, Comandante Rafael da Silva; o Director do Serviço de Desporto da Ilha do Faial, Bruno Leonardo; Hugo Pacheco, Vice-Presidentes da ARVA; José Fernandes, membro da Direcção do CNH; António Pedro Oliveira e João Medeiros, que deram apoio nas regatas, além dos Treinadores, Atletas participantes e outros convidados.

camp reg escolas vela 18 2019

A Equipa do CNH exibe os seus Troféus, ao lado de José Decq Mota e de Bruno Leonardo

“Os velejadores do CNH superaram as minhas expectativas e as deles próprios!” 

Por sugestão de Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do Clube Naval da Horta, Mariana Luís, Monitora desta Escola de Vela, descreve o desempenho dos “seus” alunos, de quem fala com muito apreço.

“Os velejadores do CNH superaram as minhas expectativas e as deles próprios! Em relação ao Diogo, esperava um bom desempenho mas foi muito para além disso, pois apenas tínhamos treinado largadas dois dias antes do CREV. Ele teve uma boa estreia nas largadas e somente com conhecimentos teóricos!

Evoluiu bastante e teve capacidade para tomar boas decisões. Fez o teórico planeado, o que é incrível, atendendo a que surgem sempre situações inesperadas. O Diogo conseguiu fazer o seu jogo cumprindo os tópicos teóricos.

Estou agradavelmente surpreendida com a prestação das meninas [Margarida e Maria], que costumam usar uma área vélica menor do que aquela que usaram no Campeonato. Nos treinos, o máximo são 40 minutos mas nesta Prova aguentaram-se sozinhas no barco 3 horas em cada um dos dias. Superaram-se em cada regata, registando uma evolução exponencial.

Apesar de haver mais vento no 2º dia [domingo, 30], elas fizeram tudo sozinhas. Conseguiram crescer ao nível de orientação e coordenação.

Estou super-feliz por eles e por ver que todos conseguiram evoluir observando atletas da idade deles [11 anos] que não conheciam. Agora, sim, ficaram a perceber a razão de ser de alguns exercícios que fazíamos nos treinos. Todos eles já tinham feito regatas mas não com este nível.

Sinto que estão no bom caminho e sei que ficaram com o “bichinho” das regatas. Foi também neste contexto que eu ganhei o “bichinho” pelas regatas e percebi que consegui transmitir a eles o meu gosto pela Vela. Afinal, eles “pescam” disto!

No 1º dia [sábado, 29] o tempo esteve excelente, com sol aberto e no 2º, apesar de o vento ter subido um pouco mais, foi um dia perfeito. Foram belíssimos dias de Verão!

Na categoria Individual, tivemos o Alexandre Pinheiro [10 anos] que só pôde participar no 2º dia do Campeonato. No entanto, o Duarte fez questão de o integrar com o intuito de ele tomar contacto com esta experiência, que é sempre muito enriquecedora e onde, além de aprenderem, também convivem com outros velejadores e fazem novas amizades que, mais tarde, hão-de reencontrar nestas lides da Vela, tal como aconteceu comigo”.

Mariana Luís refere que teve como Adjunto um ex-praticante de Vela do CNH, Ricardo Silveira, que se encontra no Faial em gozo de férias universitárias, o qual teve como Adjuntos duas promessas da Escola de Vela do Clube Naval da Horta: Manuel Bettencourt e Rodrigo Medeiros.

As Classificações podem ser consultadas nesta ligação.

Mais momentos do CREV podem ser vistos na Galeria de Fotos.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.