2º dia do IV Campeonato Regional de Botes Baleeiros, na Graciosa: Faial mantém-se à frente na Vela e no Remo Feminino

Em Remo Feminino, a Tripulação do “Senhora da Guia”, da Feteira, tem ficado sempre à frente 

O Faial mantém a liderança no IV Campeonato Regional em Vela e Remo de Botes Baleeiros dos Açores, que decorre de sexta a domingo (19 a 21 do corrente) na ilha Graciosa. Neste 2º dia de prova, os resultados alcançados pelas Tripulações Faialenses são ainda melhores do que o 1º dia (sexta-feira, 19), com mais um lugar no pódio, embora estejamos a falar de resultados provisórios.

Assim sendo, em Vela, o vencedor foi novamente o bote “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia do Salão, tendo como Oficial, Pedro Garcia. Já o 2º lugar do pódio também foi ocupado por outro bote faialense (ao contrário do que se verificou no primeiro dia de competição): o “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo, sendo Luís Mota o Oficial.

O 3º classificado foi o “São João”, do Clube Náutico de Santa Cruz das Ribeiras, da ilha do Pico.

Em Remo, a Equipa Feminina do Faial – “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira, com a Oficial Ana Sousa – voltou a conquistar o 1º lugar. E em Remo Masculino, a Tripulação do bote “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, figura uma vez mais na 4ª posição. O 1º lugar foi alcançado pelo bote “Maria Armanda” e o 2º pelo “Maria Celeste”, ambos do Clube Náutico das Lajes do Pico.

Na última posição do pódio (3º lugar) ficou um bote da “casa”, que é como quem diz, do Clube Naval da Ilha Graciosa: o “Serra Branca”.

bb vela sra socorro 2019

Na Vela, Pedro Garcia e os “seus” homens defendem as cores da Junta de Freguesia do Salão e do Faial

Fotografias de arquivo de: José Macedo

Vítor Mota e José Macedo, do Clube Naval da Horta, integram a Comissão de Regata, presidida por Ricardo Ferreira, Presidente do Clube Náutico das Lajes do Pico.

Carlos Silva, do CNH, também se encontra na Graciosa a dar apoio a este IV Campeonato Regional em Vela e Remo de Botes Baleeiros dos Açores, que é promovido pela Direcção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, sendo organizado pelo Clube Naval da Ilha Graciosa.

Neste 2º dia de Campeonato cumpriu-se o programa estabelecido no que toca a regatas: 2 de Remo (1 Feminina e 1 Masculina) e 2 de Vela.

O Gabinete de Imprensa do CNH tem contado com a preciosa colaboração de Vítor Mota, que demonstra sempre total disponibilidade e grande empenho em relatar o que de mais relevante se tem passado neste Campeonato. Relativamente a este 2º dia de competição, refere que “de manhã o vento encontrava-se atravessado na colocação dos botes, o que dificultou a missão dos elementos femininos”.

Já à tarde, período em que decorreram as regatas de Vela, o tempo esteve “uma maravilha”.

Para o 3º e último dia deste Campeonato – domingo, 21 – estão previstas 3 regatas, sendo 1 de Vela, 1 de Remo Feminino e 1 de Remo Masculino.

O Jantar, com Entrega de Troféus, está marcado para as 20 horas deste domingo, seguindo-se a actução dos ConCorda.

Este evento decorre a partir do porto da Barra, onde se situam as instalações do Clube Naval da Graciosa, o anfitrião deste Campeonato, disputado por todas as ilhas dos Açores, à excepção do Corvo. Em prova encontram-se 13 botes (de 16 entidades) do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa, Terceira, Flores, Santa Maria e São Miguel, nas modalidades de Vela, Remo Masculino e Remo Feminino, o que envolve cerca de 200 pessoas, que trazem uma animação e colorido diferente à ilha branca.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.