cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

SM2019 - Inês Barros: “O Stand Up Paddleboarding é um dos desportos que mais cresce no mundo”

Tendo em conta o “mar” de actividades que dá corpo ao Festival Náutico da Semana do Mar, organizado pelo Clube Naval da Horta (CNH), e para permitir que todas possam ser conhecidas atempadamente, entendeu-se começar a divulgação das mesmas antes do arranque deste evento náutico, considerado como o maior de Portugal.

O Festival Náutico 2019 começa esta sexta-feira, dia 02 de Agosto, com a Travessia a nado do Canal Faial/Pico e termina no dia 11 (domingo) com o Jantar de Encerramento.

O trabalho de hoje tem em vista dar a conhecer as aulas de Stand Up Paddleboarding (SUP), programadas para todos os dias festivos, com início no sábado, 03 de Agosto.

Inês Barros, da empresa “Sea You Azores”, traça-nos o percurso deste desporto, originário do Havai.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Em que consiste o Stand Up Paddleboarding?

- Inês Barros: É uma antiga forma de ‘surf’, que ressurgiu recentemente como modalidade autónoma. A popularidade do SUP tem a sua origem nos anos 60, nas ilhas havaianas. Como uma maneira de os instrutores de ‘surf’ administrarem melhor os seus grandes grupos de alunos, o facto de estarem em pé na prancha dava-lhes uma maior visibilidade. O SUP é um dos desportos que mais cresce no mundo.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Como se pratica?

- Inês Barros: É necessária uma prancha, que pode ser insuflável ou rígida, e uma pagaia/remo (paddle). O Stand Up Paddleboarding, na sua forma mais básica, é um desporto praticado em águas planas com pranchas de maiores dimensões. O atleta rema por lazer ou treino físico.

O SUP pode ser praticado em ondas no mar, à semelhança do ‘surf’, conhecido como SUP Surfing. Outra disciplina competitiva do SUP é o Race, uma corrida de um ponto a outro. As corridas podem ser em Flat Water (rios, lagos, etc,) e no mar. Há corridas de distâncias ou maratona e corridas de curtas distâncias, como o Race Técnico ou os “sprints”.

sup paddle 2

“É uma boa oportunidade para treinar o equilíbrio, fortalecer o corpo, relaxar a mente e aprender outras formas de deslizar na água”

 

- Gabinete de Imprensa do CNH: É dirigido a pessoas de todas as idades?

- Inês Barros: Sim, tem essa vantagem. Pode ser praticado por pessoas de diferentes faixas etárias. A “Sea You Azores” tem uma oferta – “pack família” – que tem como objectivo colocar os pais e os filhos a aprenderem em conjunto. São experiências muito enriquecedoras.

- Gabinete de Imprensa do CNH: O que tem de preferencial em relação a outros?

- Inês Barros: Como já referi, é um desporto que se adapta a pessoas de diferentes idades e em condições de mar ou rio bastante distintas, o que o torna muito flexível e dinâmico. 

- Gabinete de Imprensa do CNH: O que a levou a enveredar por esta actividade?

- Inês Barros: Começou por mera curiosidade e como na altura vivia próximo da praia de Porto Pim, achei que este seria o desporto indicado para aquela baía. Foi então que decidi, em 2015, fazer o curso de instrutora de SUP para poder aperfeiçoar a técnica e ensinar. 

- Gabinete de Imprensa do CNH: Era praticantes antes de dar aulas?

- Inês Barros: Sim mas não com tanta frequência.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Qual a adesão das pessoas?

- Inês Barros: Tem sido muito boa. No entanto, existem essencialmente dois tipos de curiosos: os que gostavam mas acham que nunca vão conseguir colocar-se em pé na prancha e os que acham que conseguem sem precisar de aulas e passam o tempo todo a cair. Eu aproveito para dizer que, pelo menos uma aula é a chave para conseguirem pôr-se em pé e desfrutar do momento, pois, como em todos os desportos, existe técnica que ajuda na obtenção de bons resultados.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Em termos de equipamento, o que é preciso para poder praticar?

- Inês Barros: A “Sea You Azores”, Escola de SUP do Faial, tem tudo o que é necessário para a prática, desde pranchas a coletes.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Quais os benefícios para quem pratica Paddle?

- Inês Barros: O Stand Up Paddleboarding, em todas as suas formas, é um desporto muito gratificante e um óptimo complemento para quem quer treinar e divertir-se de forma diferente. Com ou sem ondas é uma boa oportunidade para treinar o equilíbrio, fortalecer o corpo, relaxar a mente e aprender outras formas de deslizar na água.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Haverá um preço especial para as aulas que irão decorrer ao longo do Festival Náutico 2019?

- Inês Barros: Durante o Festival Náutico, os interessados poderão inscrever-se no Secretariado (a funcionar no Centro de Formação de Desportistas Náuticos do CNH).  Será praticado um valor promocional para dar oportunidade a todos os interessados de conhecerem este desporto.

Para além das aulas, vamos ter uma prova de SUP RACE para os atletas que pratiquem SUP.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Há um número máximo ou mínimo de inscritos?

- Inês Barros: Não. No entanto, é sempre mais interessante praticar em grupo.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Uma aula tem a duração de quanto tempo?

- Inês Barros: Depende do nível, do tipo de aula e do objectivo do aluno. Pode variar entre 30/40 minutos a 1h30 minutos.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Como surge este convite?

- Inês Barros: Surge dentro de um interesse mútuo entre o Clube Naval da Horta e a “Sea you Azores” de divulgar esta modalidade. 

Vivo no Faial desde 2011 e todos os anos tenho o prazer de viver este e outros festivais.

Visitem a nossa página de Facebook e o Instagram da “Sea You Azores” para se manterem informados. 

Fotogafias cedidas por: Inês Barros

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.