cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

SM2019: CNH participou no Cortejo Náutico da Senhora da Guia

Uma vez mais, os marítimos do Faial prestaram homenagem à sua padroeira, este domingo, dia 04, no âmbito do Programa da Semana do Mar. Após a eucaristia na Ermida da Senhora da Guia, situada no Monte da Guia, a imagem rumou em Procissão até ao Centro do Mar, onde era aguardada por uma multidão de fiéis, embarcando na Baía de Porto Pim.

Daí, a Senhora da Guia seguiu em Cortejo Náutico até à Baía da Horta, com desembarque na Marina, onde houve o sermão. A finalizar, realizou-se novamente a procissão até à igreja das Angústias, na qual se incorporaram muitas pessoas, incluindo pescadores e bandas filarmónicas.

A embarcação que leva a imagem é determinada por sorteio e são os homens dessa embarcação que, com muito orgulho, carregam aos ombros o andor com a imagem da Senhora da Guia.

sm2019 procissao 47

O Cortejo Náutico é aberto a todos os ramos da actividade marítima, com a particularidade de as embarcações – sobretudo as dos pescadores – se engalanarem com bandeiras e flores, para prestar tributo à sua padroeira, muito invocada no mar e em terra.

No Cortejo incorporaram-se 6 embarcações representando o Clube Naval da Horta: a lancha “Elite”, a “Atlântida” e 4 botes baleeiros: “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira; “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão; “Senhora das Angústias”, da Junta de Freguesia das Angústias, e “Maria da Conceição”, do CNH. Os botes baleeiros vararam na praia de Porto Pim, onde foram benzidos.

Como habitualmente, juntou-se ao cortejo marítimo o “Cruzeiro das Ilhas”, que foi disponibilizado para  transportar todos quantos quiseram associar-se a este evento.

Mais momentos da Procissão e do Cortejo Náutico podem ser vistos na Galeria de Fotos.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.