cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

SM2019: Regatas de Botes - Casa de Pessoal da RTP - Sábado, dia 10

Regatas contam com mais de 20 botes do Faial, Pico e São Jorge

As tão aguardadas, participadas e disputadas Regatas de Botes Baleeiros - Prova da Casa do Pessoal da RTP, integradas no Festival Náutico (da Semana do Mar) 2019, organizado pelo Clube Naval da Horta (CNH), estão programadas para este sábado, dia 10.

O ‘Briefing’ será pelas 12h30 deste mesmo dia, começando a Regata de Vela pelas 14 horas. Às 16h30 terão início as Regatas de Remo: Feminino e Masculino.

José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH, refere que conta ter mais de uma vintena de Botes Baleeiros em prova, oriundos do Faial, Pico e São Jorge.

“Apesar de a nossa lancha baleeira “Walkiria” ter sofrido recentemente uma avaria, a verdade é que Faial faz sempre um esforço grande para participar nas regatas do Campeonato do Pico e também de outras ilhas”, sublinha este Dirigente, que realça: “O CNH foi organizador, em conjunto com instituições do Pico, da X Regata Internacional de Botes Baleeiros, que decorreu o mês passado nestas duas ilhas, em que participámos activamente. Também participámos activamente no Campeonato Regional de Botes Baleeiros, realizado na Graciosa, fornecendo botes e elementos para a Comissão de Regata. Temos um trabalho equilibrado mas intenso de utilização e divulgação do Bote Baleeiro Açoriano.

camp reg botes remo fem 1 2019

Nesse sentido, no próprio programa do Festival Náutico 2019 temos previstos os Passeios à Vela em Bote Baleeiro, sempre muito procurados por locais e visitantes.

Portanto, tudo indica que a tarde deste sábado – dedicada aos Botes Baleeiros e que conta com o patrocínio da Casa do Pessoal da RTP, na qual participam as principais instituições das ilhas vizinhas – será um encontro muito bom, que termina sempre com um convívio intenso e agradável e que vai, com certeza, se o tempo nos ajudar, ser um dia em cheio. Toda a gente poderá admirar mais de uma vintena de botes no Canal, o que é sempre um espectáculo muito bonito e evocativo do nosso passado recente”.

Para minimizar a ausência da “Walkiria”, o Clube Naval das Lajes das Flores pôs à disposição do CNH a lancha “Elite”, que, com o seu Mestre Carlos Avelar, tem colaborado intensamente neste Festival Náutico e em todas as actividades que se têm afigurado necessárias, gesto que esta instituição náutica faialense regista e agradece reconhecidamente.

A Cerimónia de Entrega de Prémios das Regatas dos Botes Baleeiros, provas que envolvem centenas de pessoas, está marcada para as 20 horas deste sábado, tendo como espaço a Tenda Multiusos do CNH, e que constitui um ponto alto deste Festival Náutico, que arrancou no dia 02 deste mês com a Travessia a nado do Canal Faial/Pico, em que participaram 31 nadadores, terminando este domingo, dia 11 com a emblemática “Regata do Canal” (Vela de Cruzeiro), sempre muito concorrida.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.