SM2019: Jantar de Encerramento com Entrega de Prémios de Vela de Cruzeiro, Apneia, Pesca Desportiva de Costa e de Barco, Mini-Veleiros e Xadrez

O Festival Náutico (da Semana do Mar) 2019 chegou ao fim. O Jantar de Encerramento de 10 dias consecutivos de actividades náuticas – de 02 a 11 de Agosto – aconteceu na noite deste domingo, dia 11, durante o qual foram entregues os Prémios, em clima de festa, referentes às modalidades de Vela de Cruzeiro (Regata “Troféu Horta” (dia 07),  Regata de Solitários (dia 08), “Regata das Sereias/MWF” (dia 09) e Regata do Canal - dia 11), Torneio de Pesca Desportiva de Costa (Prova de Sargos e Prova de Peixe-Rei), Pesca Desportiva de Barco: Prova de Corrico Nocturna e Prova de Fundo Nocturna, Apneia, Mini-Veleiros e Xadrez.

Além dos Prémios, todos os Atletas receberam Medalhas de Participação.

De realçar que o CNH aderiu à Campanha “Lixo Zero”, o que significa que têm vindo a ser eliminados os plásticos dos convívios, almoços e jantares organizados pelo CNH, como forma de contribuir para a preservação do meio ambiente.

sm2019 jantar enc premios 2

José Decq Mota: “Nós começámos muito bem, com uma magnífica Travessia a nado do Canal Faial/Pico e acabámos muito bem, com uma magnífica Regata do Canal”

 “O Festival Náutico representou uma semana marcada por uma situação que não foi boa para nós e que teve a ver com a instabilidade meteorológica, que nos criou dificuldades e problemas, tendo a Organização tentado cumprir, no mais alto grau possível, o Programa que estava pré-estabelecido”, sublinhou José Decq Mota, Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta (CNH), Entidade Organizadora do Festival Náutico, que prosseguiu: “Não conseguimos tudo mas conseguimos em parte. Penso que não temos razões para ter qualquer posição negativista em relação a esta situação. Fez-se um esforço muito grande e quando falo em esforço não é apenas da parte da Organização, dos Funcionários, Colaboradores, Dirigentes e Voluntários do Clube mas um esforço que envolveu toda a gente: participantes, tripulantes, atletas, etc, e este esforço permitiu que o Festival Náutico pudesse ter sido feito em termos quase, quase, normais”.

Este Dirigente deixou um agradecimento “muito forte à participação, esforço e envolvimento das muitas entidades e empresas que possibilitam que este Festivcal Náutico possa ser realizado com o contorno e a filosofia que tem”.

“Nós começámos muito bem, com uma magnífica Travessia a nado do Canal Faial/Pico e acabámos muito bem, com uma magnífica Regata do Canal realizada hoje [domingo, dia 11]. Pelo meio houve coisas que correram bem, outras menos bem e outras que não se fizeram e a pena que fica é em relação às Regatas da Casa do Pessoal da RTP em Botes Baleeiros. A instabilidade no Faial e no Pico determinou a sua não realização”, destacou o mais alto Responsável pelos destinos da única instituição náutica faialense.

sm2019 jantar enc premios 3

Luís Carlos Rosa, Director da Secção de Pesca Desportiva de Barco do CNH; Carlos Medeiros, Director da Secção de Pesca Desportiva de Costa; José Fernandes, Coordenador das Secções de Canoagem e Vela de Cruzeiro do CNH; Vítor Mota, Mestre da lancha baleeira “Walkiria” e membro da Secção de Botes Baleeiros, e Jorge Fontes, Vice-Presidente da Direcção do CNH, foram Dirigentes envolvidos nas provas realizadas ao longo destes 10 dias de festa

José Decq Mota agradeceu a presença das centenas de pessoas que enchiam a Tenda Multiusos do CNH, incluindo as Entidades convidadas, designadamente, Lúcio Rodrigues, Director Regional da Juventude, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores; Alexandre Morais, Inspector Regional das Pescas em representação do Secretário Regional dos Assuntos do Mar; Ester Pereira, Vereadora Camarária, em representação do Presidente da Câmara Municipal da Horta; Comandante Rafael da Silva, Capitão do Porto da Horta; e Luís Rodrigues, representando a Presidente da Assembleia Municipal da Horta.

Ladeado pelos colegas de Direcção, José Decq Mota convidou o Director Regional da Juventude a usar da palavra.

sm2019 jantar enc premios 4

Perante o olhar atento do Presidente da Direcção do CNH, Lúcio Rodrigues garantiu a manutenção do apoio do Governo Regional a esta instituição náutica faialense

Lúcio Rodrigues começou por cumprimentar o Presidente da Direcção do CNH e na pessoa deste, toda a Direcção, vincando que “é preciso um líder mas também é preciso tropas”. E focou: “Aqui fica o reconhecimento do Governo Regional, porque, para fazer algo é preciso equipa e a equipa do CNH com a Direcção, Funcionários e todo o Voluntariado soube levar, mais uma vez, o maior Festival Náutico do País até ao fim.  É um prazer enorme estar aqui em representação do Sr. Presidente do Governo, visto eu ser uma pessoa da “casa”.

A terminar, o governante faialense deixou duas notas “muito importantes”: “O compromisso que fica aqui é de que o apoio continuará, por parte do Governo Regional, a toda a actividade do Clube Naval da Horta ao longo de todo o ano e esse compromisso é aqui assumido; a outra nota que me parece muito importante para quem acompanha o Festival Náutico da Semana do Mar – e eu acompanho de perto há muitos anos e também participo – é a promoção que o CNH faz das actividade náuticas mas, sobretudo, o envolvimento que esta instituição náutica tem ao longo do ano nas suas actividades de formação, com os seus jovens e crianças e que durante esta Semana ficou bem patente nas provas de Natação, Regata das Sereias, na Canoagem, na Vela, etc. Foi possível ver toda a formação do Clube envolvida e, por consequência, os pais, avós e outros familiares também. Isto é algo que dá saúde ao Clube e que materializa o grande objectivo que o CNH tem de promover as actividades que organiza e realiza assim como a promoção da ilha do Faial. Aproveito a oportunidade para deixar este reconhecimento ao Clube, a todos os técnicos que estão aqui – vejo alguns treinadores – a todos os directores que acompanham as várias modalidades, porque só assim é que se consegue evoluir e fazer caminho no sentido de vermos, nos próximos 50 anos, jovens envolvidos nas actividades do Clube Naval da Horta.

Deixo uma saudação a todos – Atletas, Treinadores de todas as modalidades, Dirigentes, Voluntários e outros – que fizeram deste Festival Náutico da Semana do Mar o maior de Portugal. Bem hajam! E para o ano cá estaremos”.

sm2019 jantar enc premios 5

Participantes na Prova de Peixe-Rei - Pesca Desportiva de Costa, Festival Náutico 2019

Pesca Desportiva de Costa

Relativamente à Pesca Desportiva de Costa, foram realizadas três Provas no decorrer do Festival Náutico da Semana do Mar. A Prova Infantil, realizada na manhã de sexta-feira, dia 09, tendo havido almoço e Entrega de Prémios a seguir; a Prova de Sargos, no sábado, dia 10, e a de Peixe-Rei, no domingo, dia 11.

Na Prova de Sargos participaram 21 pescadores, tendo sido 4 do CNH; 3 do Clube de Pesca Ilha Azul, também do Faial; 3 do Clube Açoreano de Pesca Desportiva (CAPD), de Ponta Delgada, ilha de São Miguel; 5 do Clube Naval de São João do Pico; 3 do Clube Desportivo de São João do Pico e 3 do Clube Naval das Velas de São Jorge.

A competição decorreu na zona do porto do Comprido e, de acordo com Carlos Medeiros, Presidente da Secção de Pesca Desportiva de Costa do CNH, “o mar estava excelente”. “Primeiro tivemos chuva mas depois parou. Os participantes gostaram muito da Prova”, sublinha este Dirigente.

No pódio ficaram João Paulo, do Clube Açoreano de Pesca Desportiva; Carlos Medeiros, do CNH; e José Armando, também do CNH.

O maior exemplar, um Sargo com 1,550 quilos, foi pescado por Ricardo Lopes, do CAPD.

sm2019 jantar enc premios 6

Carlos Medeiros, do CNH, foi o vencedor do Torneio de Pesca Desportiva de Costa da Semana do Mar 2019

“Participantes gostaram da forma como foram recebidos”

No que diz respeito à Prova de Peixe-Rei, contou com 20 pescadores, dos mesmos clubes acima referidos e teve como local de realização o Varadouro. “Inicialmente, Castelo Branco era a zona apontada para a Prova mas devido à ondulação fomos para o Varadouro, com a opinião unânime de todos os pescadores, e aí estava mesmo muito bom!”, salienta o Dirigente do Clube anfitrião.

O 1º lugar foi conquistado por Carlos Medeiros, do CNH; o 2º por João Paulo, do CAPD; e o 3º por Rui Dutra, do Clube Naval de São João do Pico.

O maior exemplar – 1 Veja com 2,020 gramas – foi apanhado por Manuel Gaspar, do Clube Naval de São João do Pico.

Em ambas as Provas houve lanches de mar e animado convívio antes e depois da pesagem.

Carlos Medeiros ressalta que os pescadores apreciaram “bastante” o facto de este ano a Prova de Sargos ter sido realizada de dia, tendo em conta que costumava ser nocturna, o que dificultava andar de noite na costa, sobretudo para os pescadores com mais idade”.

“Os participantes gostaram da forma como foram recebidos e da Organização”, sublinha este Dirigente, que, mesmo “bastante cansado”, se sente “muitíssimo satisfeito”.

Intercâmbios prosseguem em Setembro 

Recorde-se que estas participações resultam dos intercâmbios que decorrem entre os clubes visitantes e o anfitrião. Nesse sentido, Carlos Medeiros revela que o Clube Naval da Horta já foi convidado pelo Clube Açoreano de Pesca Desportiva a ir a São Miguel participar na prova marcada para 14 de Setembro.

Em resposta ao intercâmbio iniciado com o Clube Naval de São João do Pico, a Secção de Pesca Desportiva de Costa do CNH também irá ao Pico a fim de participar na Prova calendarizada para 17 de Setembro próximo.

Os intercâmbios com estes clubes do Pico começaram em 2018.

Estas duas Provas de Pesca Desportiva de Pesca constituiram um Torneio, que teve como vencedores: 1º lugar: Carlos Medeiros (CNH); 2º lugar: João Paulo (CAPD); e 3º lugar: Ricardo Lopes (CAPD).

O maior exemplar foi uma Veja, com 2,020 quilos, pescada por Manuel Gaspar (Clube Naval de São João do Pico).

sm2019 jantar enc premios 7

Renato Azevedo (embarcação “Senhora da Guia”) foi duplamente vencedor na Prova de Corrico Nocturna – Pesca Desportiva de Barco da Semana do Mar 2019, ao ter ganho o 1º lugar e o Prémio para o Maior Exemplar

Pesca Desportiva de Barco

Também foram entregues os Prémios relativos à Pesca Desportiva de Barco da Semana do Mar 2019: Prova de Corrico Nocturna e Prova de Fundo Nocturna, cujos resultados já foram divulgados.

Recorde-se que no pódio da Prova de Corrico Nocturna – decorrida no dia 07 – ficaram as embarcações “Senhora da Guia” (1º lugar), de Renato Azevedo; “Adriana” (2º lugar), de Paulo Vargas; e “Zeus”(3º lugar), de Jorge Oliveira.

A “Senhora da Guia” foi duplamente vencedora, tendo em conta que também capturou o maior exemplar: uma Anchova com 4,690 quilos.

Reativamente à Prova de Fundo Nocturna – realizada na noite desta sexta-feira, dia 09 – as embarcações vencedoras foram: “Xark”, de Vicente Barreto; “Rosana”, de Hélder Fraga, e “Júnior”, de Rui Silveira.

Também nesta Prova o maior exemplar foi capturado pela embarcação campeã (“Xark”): um Congro com 11,350 quilos.

sm2019 jantar enc premios 8

Vicente Barreto (“Xark”), ao lado do Capitão do Porto da Horta, Rafael da Silva, exibe os Prémios da sua dupla vitória

Apneia

Na Prova de Apneia Dinâmica com Barbatanas (como já foi noticiado), participaram 16 adultos (8 mulheres e 8 homens) e 6 crianças.

Em Femininos, o 1º lugar foi alcançado por Betty Laglbawer (francesa), tendo Simone Martins, do CNH, ficado na 2ª posição. Ana Patrícia Silva foi 3ª classificada.

sm2019 betty e simone

Betty Laglbawer e Simone Martins foram, respectivamente, a 1ª e 2ª classificadas -  Femininos - da Prova de Apneia Dinâmica com Barbatanas da Semana do Mar 2019 

Em Masculinos, o pódio ficou assim preenchido: 1º lugar - Paulo Decq Motta; 2º - Tiago Silva (que já viveu no Faial e actualmente reside em São Miguel; 3º - Jorge Alexandrino (que participou pela primeira vez).

Na categoria das Crianças, Vasco Alexandrino (atleta de Natação do CNH, que também já praticou Vela) foi o campeão. Miguel Nóbrega ficou em 2º lugar, seguido de Maísa Silva (3º lugar), velejadora do CNH.

sm2019 vasco e miguel

No Escalão das Crianças, Vasco Alexandrino foi 1º classificado e Miguel Nóbrega o 2º 

Mini-Veleiros 

Prosseguindo a festa de Entrega de Prémios, seguiu-se a modalidade de Mini-Veleiros, cuja Prova da Semana do Mar teve como vencedores: 1º lugar - Néri Goulart; 2º - João Nunes; e 3º - Flávio Pereira.

sm2019 joao e flavio

João Nunes foi 2º classificado e Flávio Pereira 3º, na Prova de Mini-Veleiros

Vela de Cruzeiro

A Vela de Cruzeiro foi a modalidade com mais prémios, se tivermos em conta que foram realizadas 4 regatas ao longo deste Festival Náutico, cujos resultados já foram divulgados.

Aqui ficam alguns momentos da Entrega de Prémios, podendo ser vistos outros na Galeria de Fotos.

Na Regata “Troféu Horta”, em ORC A, “Azul”, de Luís Quintino, ficou na dianteira, e na Classe ORC B a vitória sorriu a José Giraldin a bordo do “Gustave”.

Na Classe OPEN, a embarcação vencedora foi “Soraya”, de Frederico Rodrigues.

sm2019 quintino e giraldin

Na Regata “Troféu Horta”, Luís Quintino (“Azul) em ORC A e José Giraldin (“Gustave”) em ORC B, foram os vencedores

sm2019 jantar enc premios 15

Frederico Rodrigues (“Soraya”) ganhou em OPEN

Na Regata dos Solitários, na Classe ORC A, Luís Morais (“Boreas”) foi o vencedor, e em ORC B ganhou Fernando Mota, no “Hot Stuff”.

Em OPEN, Pedro Garcia, a bordo do “Ilha da Ventura”, foi o mais rápido.

A Regata das Sereias contou com o patrocínio da “Click Saúde & Bem Estar”, que ofereceu ‘Voucher’s’, no valor de 75 euros, 45 euros e 25 euros, às 3 primeiras classificadas de cada Classe.

 Na Classe ORC A, ganhou Maria Castro tripulando o “Majo”, e em ORC B, Joana Menezes foi a ‘Skipper’ do “Hot Stuff”.

Na Classe OPEN, a vencedora foi Isabel Carvão como ‘Skipper’ da embarcação “Ventosga”.

sm2019 jantar enc premios 19

Maria Castro (“Majo”) em ORC A venceu a Regata das Sereias

sm2019 joana e isabel

Na Regata das Sereias Joana Menezes (“Hot Stuff”) foi a mais rápida na Classe ORC B e Isabel Carvão (“Ventosga”) ganhou em OPEN

Na Regata do Canal – considerada a Prova Rainha da Semana do Mar na modalidade de Vela de Cruzeiro – que decorreu este domingo, dia 11, inscreveram-se 23 barcos e destes, 19 participaram na prova.

Susana Rosa, Coordenadora da Secção de Vela de Cruzeiro do CNH – conjuntamente com José Fernandes – refere que “houve vento mais forte no início, o qual foi diminuindo de intensidade”. E prossegue: “O percurso consistia em rondar uma bóia na Baixa do Canal, voltar ao porto, novamente rondar a bóia na Baixa do Canal, ir à bóia na Areia Larga com regresso à linha de chegada.

sm2019 jantar enc premios 21

Na Regata do Canal, Pedro Garcia (“Ilha da Ventura”) ganhou na Classe OPEN

Reina uma grande satisfação, sendo o balanço muito positivo. Apesar do mau tempo, todas as provas contaram com vento bom para a prática da Vela de Cruzeiro.

Aproveito esta oportunidade para agradecer publicamente às pessoas que deram apoio às Regatas da Vela de Cruzeiro do Festival Náutico da Semana do Mar 2019: José Fernandes, João Nunes, Comandante José Salema, António João, João Medeiros e outros Voluntários como Jorge Macedo, Luís Rosa e Bruno Rosa”.

Na Classe ORC A, o pódio ficou assim preenchido: “Boreas” (Luís Paulo Morais); “Azul” (Luís Quintino) e “Majo” (Armando Castro).

Em ORC B, Luís Decq Motta ganhou a bordo do “Hot Stuff”, seguindo-se o “Além Mar”, com Disidério Machado e o “Twisted”, de João Silva.

Na Classe OPEN, as embarcações vencedoras foram: “Ilha da Ventura” (Pedro Garcia); “Mariazinha” (João Nunes); e “Xizito” (António João).

sm2019 luis e luis

Luís Paulo Morais (“Boreas”) ganhou em ORC A - Regata do Canal e Luís Decq Motta (“Hot Stuff”) foi o vencedor na Classe ORC B

Xadrez

No Torneio de Semi-Rápidas de Xadrez – uma actividade já com tradição no Festival Náutico da Semana do Mar – em 1º lugar ficou António Sousa; em 2º - Pedro Terra; e  em 3º - Aníbal Oliveira.

sm2019 jantar enc premios 24

Domenico Bettani, um dos participantes – e que ficou encarregado de entregar os Prémios e as Medalhas de Participação aos vencedores que não puderam estar presentes – referiu que houve 6 inscritos que disputaram este Torneio, que foi “muito interessante”.

As Classificações destas Provas podem ser consultadas nesta ligação:

Mais momentos da Entrega de Prémios deste domingo podem ser vistos na Galeria de Fotos.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.