cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Vela Ligeira - Campeonato Nacional da Classe Hansa: Comitiva do CNH embarcou rumo a Portimão

Atrás, da esquerda para a direita: João Duarte; Rosa e Armando Oliveira; Nilzo Fialho e José Decq Mota

À frente encontram-se os velejadores do CNH:  Rui Dowling, Lício Silva e Libério Santos

Embarcaram na manhã desta quarta-feira, dia 25, os velejadores da Classe Hansa 2.3 do Clube Naval da Horta (CNH), que vão participar no Campeonato Nacional da Classe Hansa (Vela Adaptada), que decorrerá de 27 a 29 do corrente na Cidade Europeia do Desporto: Portimão, no Continente Português.

Além dos atletas – Rui Dowling, Lício Silva e Libério Santos – a comitiva do CNH integra, na vertente logística, João Duarte, Treinador da Classe Hansa; Nilzo Fialho, Terapeuta da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), parceira do CNH; e Armando Oliveira, funcionário do CNH.

Relativamente ao Europeu e no que concerne à logística, apenas haverá uma troca, indo Luís Paulo Moniz em substituição de Armando Oliveira.

Tal como a fotografia documenta, José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH, fez questão de ir ao Aeroporto da Horta desejar boa sorte aos atletas (e manifestar vontade de que tragam medalhas) e despedir-se da comitiva faialense, que representa não só o Clube Naval da Horta mas, também, a ilha do Faial e a região Açores. E isso acontece, porque o Clube Naval da Horta continua a ser, nos Açores, o único clube que conta com Classe Hansa na sua Escola de Vela, tendo sido, tal como noutros aspectos, também pioneiro no que toca à Vela inclusiva no Arquipélago.

É de realçar o facto de no mesmo palco (Portimão) se realizar, de 05 a 12 de Outubro próximo, o Campeonato da Europa da Classe Hansa. E, a propósito, destaca-se que a participação da Classe Hansa do Clube Naval da Horta no Campeonato da Europa só é possível graças ao apoio da Secretaria Regional da Solidariedade Social e da Câmara Municipal da Horta.

Estes eventos são organizados pela Vela Solidária, Iate Clube da Marina de Portimão (ICMP) e Teia D’Impulsos.

No Campeonato Nacional prevê-se a participação de 40 atletas de todo o país, de Norte a Sul, incluindo Açores e Madeira, enquanto que no Campeonato da Europa o número de velejadores deverá ascender os 150, em representação de 20 países, europeus e não só.

Os Campeonatos terão como base a Marina de Portimão e as regatas desenrolar-se-ão no estuário do Rio Arade.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.