Rui Dowling sagrou-se campeão e Libério Santos ficou em 3º lugar no Campeonato Nacional da Classe Hansa, em Portimão

Repetindo o título alcançado em 2016, o velejador Rui Dowling, do Clube Naval da Horta (CNH), é de novo Campeão Nacional da Classe Hansa 2.3 (Vela Adaptada).

O 3º lugar do pódio nesta Classe também veio para o Clube Naval da Horta, através do atleta Libério Santos. Em 4º lugar, com os mesmos pontos que Libério Santos, ficou o velejador Lício Silva, igualmente do CNH.

Recorde-se que o Campeonato Nacional da Classe Hansa decorreu de sexta a domingo (27 a 29), na Marina de Portimão, uma organização do Iate Clube Marina de Portimão (ICMP) e da Associação Teia D'Impulsos, mediante o seu projecto “Vela Solidária”.

camp nac hansa 2 2019

Rui Dowling segurando a Taça de Campeão

Além dos 3 velejadores, a comitiva do CNH integra, também, João Duarte, Treinador da Classe Hansa; Nilzo Fialho, Terapeuta da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), parceira do CNH; e Armando Oliveira, funcionário do CNH. A chegada ao Faial está prevista para a tarde desta segunda-feira, dia 29.

Contactado pelo Gabinete de Imprensa do CNH, João Duarte recorda que no 1º dia do Campeonato houve “vento bom, tendo corrido muito bem”. Realizaram-se “3 boas regatas”, com os velejadores faialenses a ocuparem todos os lugares do pódio.

No 2º dia, o vento soprou com pouca intensidade e apenas se realizou 1 regata. No 3º e último dia do Nacional, “ao contrário do que estava previsto, houve vento, tendo sido feitas 3 regatas. A 1ª não correu muito bem, tendo a situação melhorado nas outras 2. Os maiores adversários dos atletas do CNH foram 2 velejadores de Cascais, com os resultados a serem muito renhidos”.

Este Técnico considera que foi “um Campeonato muito bom”, classificando os resultados como “óptimos!” E sublinha, a propósito: “Dá-nos perspectivas para o Europeu”.

Figurar nos primeiros 5 lugares da tabela classificativa era o objectivo de João Duarte para este Nacional, o que foi plenamente atingido.

Refira-se que a Cidade Europeia do Desporto: Portimão, irá acolher o Campeonato Europeu da Classe Hansa, que se realiza de 05 a 12 de Outubro próximo. No que concerne à logística da equipa do CNH, apenas haverá uma troca, indo Luís Paulo Moniz em substituição de Armando Oliveira. A partida para o Europeu está agendada para este sábado, dia 05.

De realçar que a participação da Classe Hansa do Clube Naval da Horta no Campeonato da Europa só é possível graças ao apoio da Secretaria Regional da Solidariedade Social e da Câmara Municipal da Horta.

A juntar aos 35 velejadores portugueses, o Campeonato Europeu da Classe Hansa contará com mais 110 velejadores de todo o Mundo para competirem em 3 classes diferentes.

Note-se que, tanto no Nacional como no Europeu, os 3 velejadores do CNH  encontram-se em representação do Faial e dos Açores, uma vez que o Clube Naval da Horta é o único clube da Região que conta com Classe Hansa na sua Escola de Vela, tendo sido, tal como noutros aspectos, também pioneiro no que toca à Vela inclusiva no Arquipélago.

A Classificação poder ser consultada aqui.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.