logo cnh5

Rui Dowling, velejdor do CNH, é Campeão Europeu 2019 da Classe Hansa 2.3

Depois de, no fim de Setembro, se ter sagrado Campeão Nacional, Rui Dowling, velejador do Clube Naval da Horta (CNH), conquistou este sábado, dia 12, o título de Campeão Europeu 2019 da Classe Hansa 2.3 (Vela Adaptada). Os feitos foram alcançados na Cidade Europeia do Desporto: Portimão.

No 2º lugar do pódio ficou André Bento, do Porto, que, curiosamente, era o detentor de ambos os títulos (Campeão Nacional e Europeu) relativos a 2018.

João Duarte, Treinador da Classe Hansa do CNH, expressa a sua “grande satisfação” pelo desempenho e resultado  do seu atleta, sublinhando que se tratou de um Campeonato “cansativo e longo,  muito sofrido, com condições de tempo muito variáveis e pouco favoráveis à prática da Vela”.

Para os outros dois velejadores do CNH em prova, o desfecho não foi positivo, já que Lício Silva sofreu uma lesão, o que o impediu de competir nos últimos 2 dias, e Libério Santos ficou na 8ª posição, um resultado directamente relacionado com as adversas condições registadas.

“Este Europeu também permitiu fazer novos amigos e viver outras experiências”

rui dowling 2 2019

Rui Dowling: “Partilho de modo especial esta conquista com o meu colega Lício Silva”

Rui Dowling ainda se encontra a digerir estas duas vitórias consecutivas e isso mesmo se percebeu na conversa que manteve com o Gabinete de Imprensa do CNH, a quem revelou estar naturalmente “cansado”.

“Este Campeonato correu bem. Embora não tenha começado da melhor forma, fui recuperando ao longo dos dias. Foi difícil e cansativo. Foram 5 dias de ir para o mar, com regatas que não foram fáceis. No 4º dia houve bastante vento e hoje [sábado, 12] não se realizou a regata que estava prevista devido ao denso nevoeiro que se abateu sobre o campo de regata.

Posso classificar este Campeonato da Europa como “uma viagem atribulada”. Tendo em conta as datas de realização do Nacional [de 27 a 29 de Setembro] e do Europeu [de 05 a 12 de Outubro] não houve muito tempo para recuperar, pelo que me sentia cansado e agora ainda mais. Além disso, estamos a falar de uma estreia, atendendo a que nunca tinha participado num Europeu, assim como os meus colegas. Havia essa expectativa. Verificou-se menos calor do que no Nacional mas havia mais concorrentes, que deram luta, pois, são grandes velejadores. Basta dizer que a diferença entre o 1º  e o 2º classificados da minha Classe foi bastante pequena. Senti muita pressão mas foi uma boa experiência e este é um dia especial, para recordar. São muitas emoções em simultâneo. Recebi imensas chamadas de pessoas a darem-me os parabéns. Foram tantas, que o telemóvel ficou sem bateria (risos).

Este Europeu também permitiu fazer novos amigos e viver outras experiências. Foi engraçado estar no mar e ouvir em diferentes idiomas conversas relacionadas com bordos, bolinas, estratégias, etc. Foi bonito ver o rio Arade cheio de barcos em competição.

Partilho a vitória com toda a comitiva do Clube Naval da Horta – pois, sem eles nada disto era possível – e com os meus colegas Lício e Libério. Estou a ganhar mas o trabalho e o apoio da Logística é fundamental! Uma palavra de grande apreço ao meu Treinador. Contudo, partilho de modo especial esta conquista com o Lício, que sofreu uma lesão no decorrer da prova, o que o impediu de continuar em competição, situação que também me afectou um pouco”.

rui dowling 3 2019

“Foram 5 dias de ir para o mar, com regatas que não foram fáceis”

O Campeonato da Europa da Classe Hansa foi organizado pelo Iate Clube Marina de Portimão (ICMP) e a Associação Teia D'Impulsos, através do seu projecto “Vela Solidária”. Participaram 35 velejadores portugueses e 110 de todo o Mundo.

A comitiva do CNH é composta pelos atletas, que se fazem acompanhar, em termos Logísticos, por João Duarte, Treinador da Classe Hansa; Nilzo Fialho, Terapeuta da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), parceira do CNH; Luís Paulo Moniz, Sócio e Colaborador do CNH; e Orlanda Moniz, Funcionária do CNH. A chegada ao Faial está prevista acontecer na manhã deste domingo, dia 13.

De destacar que a participação da Classe Hansa do Clube Naval da Horta no Campeonato da Europa foi uma realidade graças ao apoio da Secretaria Regional da Solidariedade Social e da Câmara Municipal da Horta.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.