Vela de Cruzeiro: Campeonato de Ilha 2019 - Peter Café Sport contou 93 embarcações

Chegou ao fim o Campeonato de Ilha 2019 - Peter Café Sport, prova organizada pela Secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta (CNH) e que contou com a participação efetiva de 93 embarcações, nas várias regatas.

Na Classe ORC A, foi a embarcação Majo a ocupar o primeiro lugar da tabela classificativa, seguindo-se o Air Mail em segundo e o Aquavit em terceiro. Nesta Classe participaram ainda as embarcações Boreas e XAzul que ocuparam a quarta e quinta posições, respetivamente.

Já na Classe ORC B, o primeiro lugar foi conquistado pela embarcação No Stress, tendo o Hot Stuff ficado em segundo lugar e o Além  Mar em terceiro. Participaram também nesta classe as embarcações Rajada (4º lugar), Twisted (5º lugar) e Gustave (6º lugar).

Por sua vez, a Classe Open foi aquela que registou mais embarcações a participar.

O iate Soraya terminou o Campeonato de Ilha 2019 - Peter Café Sport em primeiro lugar nesta Classe, seguindo-se na classificação pelo Hurtere (2º lugar) e pelo Solaris (3º lugar). Na tabela classificativa seguiram-se as embarcações Maresia(4º lugar), Xizito (5º lugar), Ilha da Ventura (6º lugar), Mariazinha (7º lugar), La Buse (8º lugar) e Pixelino (9º lugar).

De relembrar que no calendário de provas do Campeonato de Ilha estavam contempladas oito regatas, nomeadamente, Regata da Liberdade, Regata da Marinha, Regata Peter Café Sport, Regata do Canal, Regata do Varadouro, Regata do Aniversário do CNH, Regata da República e a Regata de S. Martinho. Destas regatas foram realizadas sete, atendendo à falta de vento que não permitiu a conclusão da Regata do Varadouro, tendo sido anulada.

A entrega de prémios do Campeonato de Ilha 2019 – Peter Café Sport decorreu na tarde do passado domingo na Sala Peter, num animado convívio.

Na ocasião, o presidente da Direção do CNH dirigiu uma palavra de agradecimento aos velejadores da Secção pela organização das diversas iniciativas, deixando ainda um agradecimento especial ao Peter Café Sport, na pessoa de José Henrique Azevedo, pelo apoio e parceria no Campeonato de Ilha.

“O Campeonato tem sido um sucesso em termos de participação”, afirmou, por sua vez, José Henrique Azevedo, ressalvando que o apoio a este Campeonato se inseriu na celebração dos 100 anos do Peter Café Sport e mostrando-se disposto “a apoiar atividades do CNH no futuro”.

Fazendo um balanço das atividades da Secção de Vela de Cruzeiro do CNH, José Decq Mota salientou que “o paradigma da Secção foi cumprido”.

“Nesta época de 2019 a Secção de Vela de Cruzeiro do CNH teve uma atividade intensa, organizada, participada e muito útil para a vida associativa e desportiva do Clube”, afirmou o presidente da Direção do CNH, acrescentado que esta Secção está a iniciar “um período que se quer que seja de expansão”.

Perspetivando o ano de 2020, José Decq Mota dirigiu uma palavra de incentivo a esta Secção do CNH.

“Faço votos de que no ano de 2020 a Secção de Vela de Cruzeiro continue a trabalhar neste moldes, que os velejadores do CNH continuem a participar nas diversas iniciativas e que os patrocinadores eventuais continuem a agir com esta boa vontade e sentido de colaboração que o Peter Café Sport demonstrou este ano”.

Mais fotografias da entrega de prémios na Galeria de Imagens.