cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Botes Baleeiros: XI Regata Internacional em Botes Baleeiros

Decorreu nas ilhas do Faial e Pico, entre os dias 09 e 11 de Setembro, a XI Regata Internacional de Botes Baleeiros com a participação das equipas do Faial, Pico e da Azorean Maritime Heritage Society (AMHS), de New Bedford, em representação dos Estados Unidos da América.

pub loja online blue 1

No dia 09 de Setembro, na baía da Horta, deu-se início ao primeiro dia de prova, com os seguintes botes selecionados para a competição: “Senhora da Guia” (Junta de Freguesia da Feteira), “Capelinhos” (Junta Freguesia do Capelo) e Senhora de Fátima (Junta de Freguesia de castelo Branco). A classificação das provas de remo realizadas durante a manhã foi a seguinte:

Remo feminino:

1º regata:  1º Faial; 2º Pico; 3º EUA.

2ª regata:  1º Pico; 2º Faial; 3º EUA.

Remo masculino:

1ª regata:  1º Pico; 2º Faial; 3º EUA.

2ª regata:  1º Pico; 2º Faial; 3º EUA.

Na parte da tarde, devido às condições meteorológicas, com vento superior ao limite e rajada forte, apenas se realizaram duas regatas de vela em masculinos. Por questões de segurança, não se realizaram as regatas de vela destinadas às senhoras.

Vela masculino:

1ª regata: 1º Pico; 2º Faial; 3º EUA.

2ª regata: 1º Faial; 2º Pico; 3º EUA.

As regatas na ilha do Pico, realizaram-se na Calheta do Nesquim, no dia 11 de Setembro, com os seguintes botes selecionados: “Maria Manuela”, “São Pedro” e “Norberto”.

Durante a manhã, realizaram-se as regatas de remo, uma em femininos e uma em masculinos.

Remo feminino:

1º Pico; 2º Faial; 3º EUA.

Remo masculino:

1º Pico; 2º Faial; 3º EUA.

Na parte da tarde e devido às condições meteorológicas, com vento superior ao limite entre os 25 e 35 nós, a comissão de regata decidiu não realizar as regatas de vela em masculinos e femininos por questões de segurança.

Com os resultados contabilizados, ficou assim ordenada a classificação:

Remo feminino:

1º Pico; 2º Faial; 3º EUA.

Remo masculino:

1º Pico; 2º Faial; 3º EUA.

Em vela, em femininos, devido às condições meteorológicas, não se realizou qualquer regata.

Em Vela Masculinos: Por decisão da Comissão de Regata, foi atribuído o 1º lugar ao Faial e ao Pico, terminando os Estados Unidos em terceiro lugar.

Ficou assim concluída a XI Regata Internacional de Botes Baleeiros, que se realizou pela primeira vez em 2004, na cidade baleeira de New Bedford - cidade-irmã da Horta desde 1972. A Regata Internacional é um grande evento regional, que celebra a rica história baleeira partilhada entre os EUA e os Açores, realizando-se de forma alternada, entre os EUA (New Bedford) e o nosso arquipélago (Faial e Pico).

A XII edição desta Regata será no próximo ano em New Bedford, em data a divulgar.

Mais momentos da prova na Galeria de Imagens.