V regata de botes baleeiros do Salão - Classificações

 

Decorreu no passado Sábado, dia 10/09/2011, na baia exterior do porto da Horta, a V regata de botes baleeiros do Salão, organizada pela Junta de Freguesia do Salão e o Clube Naval da Horta.

 

As classificações foram as seguintes:

1. Sr das Angústias/Zé Gonçalves/Angústias
2. Capelinhos/César Matos/Capelo
3. Sr da Guia/José António Freitas/Feteira
4. Mª da Conceição/Hildeberto Luís/CNH
5. Sr do Socorro/Pedro Garcia/Salão
6. Claudina/Susana Salema/CNH  (DNF)
6. São José/Emídio Gonçalves/Capelo (DNF)

 

Devido à ondulação e aos ventos fortes que se fizeram sentir, a regata, que se previa realizar fora do porto desta freguesia, foi transferida para a baia da Horta.
O vento sul/sudoeste, com intensidade a rondar os 20 nós, os constantes saltos de vento e as fortes refregas não facilitaram em nada a “vida” dos participantes, e ditaram o abandono prematuro do São José e do Claudina.
O bote Srª das Angústias, comandado pelo oficial veterano José Gonçalves, liderou os 7 botes participantes desde o apito da largada até ao final da regata. Em segundo lugar terminou o bote Capelinhos e em terceiro acabou o Srª da Guia, que efectuou uma recuperação fantástica, após ter dado um toque na primeira boia que o remeteu para o final da frota, depois de ter cumprido a sua despenalização. Em quarto lugar ficou o bote Mª da Conceição seguido do Srª do Socorro em quinto lugar.

 

Com a vitória do Capelinhos sobre o bote Srª da Guia, a decisão do 1º classificado do campeonato da ilha do Faial, fica adiada para a regata do aniversário do CNH, dia 24 de Setembro, uma vez que os 2 botes se apresentam na linha de largada, empatados no primeiro lugar com 11 pontos cada um.