cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Volvo Ocean Race

volvoFaltam cerca de 4 dias para o inicio oficial da Volvo Ocean Race 2011/2012.

Esta regata de circum-navegação do globo com escalas ocorre de 4 em 4 anos e teve o seu inicio em 1973 com a primeira "Whitbread Round the World Race".

Em 1973 fizeram-se ao mar 17 barcos, totalizando 167 velejadores, nos barcos aceânicos da altura onde existia conforto e comodidade. Alguns tinham cabines privadas, cozinhas completas com cozinheiro, e no barco vencedor da primeira regata foram consumidas 6 garrafas de vinho por dia.

A regata foi evoluindo, os barcos foram evoluindo, a competição aumentando e as exigências também chegando ao ponto de na edição de 1997 o skipper vencedor gritar com a tripulação por terem colocado 3 pares de óculos de sol a sotavento do barco.

Os velejadores amadores e aventureiros deram lugar a jovens profissionais da vela internacional e a campeões olímpicos, e as velocidades médias dos barcos aumentaram drasticamente (em 1973 o Pen Duick VI de Eric Tabarly percorreu 305 milhas em 24horas, em 2008 o Ericsson 4 de Torben Grael percorreu 596,6 milhas nas mesmas 24horas).

Esta edição da regata conta com 6 equipas de topo, e irá visitar 10 portos onde realizará regatas in-port. Um dos portos deste ano será Lisboa, no final da perna número 7, que tem agendada a regata in-port para 9 de Junho de 2012 e largada da 8ª perna da regata a 10 de Junho em direcção a Lorient, rondando os Açores.

Outra curiosidade desta edição é a "Legends Regata" que irá reunir 15 barcos de edições anteriores, desde a primeira de 1973 até à última realizada em 2008-2009. A primeira regata será dia 2 de Novembro.

Poderá acompanhar as regatas In-port e as largadas das diversas pernas através de livestreaming.

Existe ainda o jogo virtual da Volvo Ocean Race, onde o CNH terá um grupo e colocará as classificações individuais do grupo no site CNHorta, secção de mini-veleiros.