cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Regata da Marina da Horta/Volta à Ilha do Faial - Classificações

Realizou-se ontem, dia 10/06/2012, a já tradicional Regata Marina da Horta/Volta à Ilha do Faial, organizada pelo Clube Naval da Horta, este ano com o apoio da Portos dos Açores, S.A.
Estavam inscritos 8 embarcações divididas por 3 classes: Classe ORC, Classe Cruzeiro A e B.


Na largada apresentaram-se 7 embarcações: Rift, XCape, Mariazinha, Ilha da Ventura, Air Mail, Hot Stuff e No Stress. Apesar da ameaça da falta de vento e nevoeiro a largada ocorreu na hora programada. A largada efetuou-se com ventos de 8 nós do quadrante oeste, aumentando de intensidade ao longo do percurso.

Apesar disso, ao largo da Ribeirinha deu-se a 1ª desistência por falta de vento na zona em que a embarcação Hot Stuff se encontrava. A partir da Ribeirinha os ventos de oeste aumentaram de intensidade obrigando as embarcações a bolinarem com mais cautela, já que houve embarcações que registaram ventos de 25 nós aparentes.

Todas as embarcações em prova conseguiram passar a ponta do Vulcão dos Capelinhos, tendo sido atraiçoadas pelas previsões, já que entre o Vulcão dos Capelinhos e o Morro de Castelo Branco o vento soprava de terra e com uma intensidade de 2 a 5 nós, o que obrigou à desistência de mais 3 embarcações, Air Mail, Mariazinha e No Stress, por não conseguirem acabar a regata dentro do tempo limite de 10 horas. As restantes 3 embarcações conseguiram encontrar as zonas de vento após o Morro de Castelo Branco, tendo conseguido concluir a Regata.


Deste modo as classificações foram as seguintes:


CLASSE ORC
1º Rift
2º XCape

 

CLASSE CRUZEIRO A
1º Ilha da Ventura

 

As restantes embarcações não terminaram a prova.

 

Esta regata teve a particularidade de ter sido transmitida em direto por várias embarcações, no site do CNH e, www.cnhorta.org, experiência que se espera poder realizar em próximas provas da Secção de Vela de Cruzeiro.

Mais detalhes consulte a Classificação Final ORC e Cruzeiro.