logo cnh5

Atlantis Cup – Regata da Autonomia 2021 – Apresentação da 32ª edição

Decorreu na manhã da passada segunda-feira, dia 21, a Sessão de Apresentação da principal Regata de Vela de Cruzeiro, realizada no mar dos Açores intitulada "Atlantis Cup – Regata da Autonomia".

A sessão de apresentação da 32ª edição da prova foi presidida pelo Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia; o Senhor Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, em representação do Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores; o Senhor Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo; o Presidente do CNH, Lúcio Rodrigues e o Diretor de Prova, Jorge Macedo.

Na intervenção do atual Presidente da Direção do CNH, Lúcio Rodrigues, foi merecidamente enaltecido, todo o trabalho desenvolvido pelo grupo responsável desta Regata, o qual é formado por membros da direção do CNH, conjuntamente com elementos externos, que prima acima de tudo por uma estreita e profícua colaboração entre todos, formando desta forma, um coeso e distinto trabalho de planeamento e organização, com critérios firmados no panorama náutico Regional e Nacional.

ac2021 apresentacao 23 2021

A "Atlantis Cup- Regata da Autonomia", ao longo dos anos e extrapolando o seu carácter desportivo, vinga pelo símbolo de união e coesão entre as diferentes ilhas do triângulo, nas quais faz a sua escala. Cada porto torna-se num local de partilha, de convívio, de mostra das diferentes especificidades culturais, num palco onde se verifica a consolidação e os laços entre as diversas intuições, as quais não só possibilitam como acarinha, ano após ano, este momento de enorme qualidade.

Após ter sido cancelada o ano passado devido à Covid-19, e em virtude do contexto pandémico em que atualmente vivemos, a 32ª edição da "Atlantis Cup – Regata da Autonomia" terá três momentos distintos:

O início está agendado para 27 de Julho, com a largada de Angra do Heroísmo na ilha Terceira e destino à Praia da Graciosa; Da ilha Graciosa, a regata seguirá para São Jorge com destino às Velas; O 3ª e último momento, será a partida do Porto das Velas com destino à Horta, a 31 de julho, contornando a ilha do Pico com rondagem de uma boia em S. Roque do Pico, passagem numa porta ao largo das Lajes e rondagem de uma boia na Madalena.

Este momento náutico e a sua realização, neste ano atípico para todos, é mais uma prova do trabalho resiliente e persistente, da recém-chegada direção do CNH, empossada a 28 de Março do corrente ano. Esta equipa jovem e dinâmica, em estreita colaboração com todos os seus elementos, tem no seu horizonte dignificar o bom nome do CNH,  dando enorme relevância aos inúmeros momentos de partilha intergeracional, que sempre marcaram o Cais de Santa Cruz.

A organização da "Atlantis Cup - Regata da Autonomia" conta com o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Mais momentos da apresentação da regata na Galeria de Imagens.