cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Campeonato do Mundo das Classes Olímpicas decorre em Santander: Rui Silveira, do Clube Naval da Horta, ocupa o 25º lugar


Foto: ISAF – International Sailing Federation

Gustavo Lima foi desqualificado por largar adiantado e está agora na 40ª posição.

Este domingo, 14, foi um dia complicado em Santander, com o vento a soprar muito fraco e instável, o que não permitiu a realização de todo o programa do Campeonato do Mundo das Classes Olímpicas, que decorre no Norte de Espanha, de acordo com informação do Jornal “O Jogo”.

Depois de assegurada a qualificação de Portugal para o Rio’2016, os velejadores dos Laser completaram a primeira regata da frota de ouro. Rui Silveira, atleta do Clube Naval da Horta (CNH), foi 37º e ocupa o 25º lugar, enquanto Gustavo Lima foi desqualificado por largar adiantado e está agora no 40º posto.



Eduardo Marques, que está na frota de bronze, não competiu e mantém a 123ª posição. Na liderança está Nicholas Heiner, da Holanda, seguido de Charlie Buckingham, dos Estados Unidos e de Tom Burton, da Austrália.

A dupla do 470 Feminino terminou o primeiro dia no 20º lugar. António Matos Rosa/Ricardo Schedel estão na 13ª posição dos 470. Nos 470 Femininos, que fizeram a sua estreia no Mundial, Sara Carmo/Matilde Melo estiveram em bom plano, sendo 13ª e 8ª nas regatas do grupo amarelo. A tripulação nacional é 20ª da geral. Na frente estão as francesas Maelenn Lemaitre/Aloise Retornaz, seguidas das brasileiras Fernanda Oliveira/Ana Luiza Barbachan e das chinesas Huimin Feng/Lizhu Huang. Recorde-se que nesta classe estão em disputa 10 vagas por países para os Jogos do Rio’2016.

Em 470 Masculinos, as 5 duplas portuguesas integraram o grupo amarelo. António Matos Rosa/Ricardo Schedel foram 7ºs na única regata disputada e são 13ºs da geral. João Villas-Boas/Francisco Pinheiro de Melo terminaram em 21º e estão em 41º. Gonçalo Pires/Miguel Nunes foram 32ºs e ocupam o 63º posto. Diogo Pereira/Manuel Macedo acabaram em 34º e são 67º e João Pestana/Tomás Marques foram 36ºs e são 71ºs. Os franceses Sofian Bouvet/Jeremie Mion, os norte-americanos Stuart Mcnay/David Hughes e os croatas Sime Fantela/Igor Marenic são os 3 primeiros.

João Rodrigues é 30º em RS:X, depois de ser 18º e 17º nas duas da jornada. O veterano madeirense cumpriu esta segunda-feira, dia 15, a derradeira regata da fase de qualificação, mas tem praticamente garantida a passagem ao grupo de ouro. O polaco Piotr Myszka está na frente, com o britânico Nick Dempsey e o grego Byron Kokkalanis, a serem segundo e terceiro.

Em Laser Radial, Carolina João, que está na frota de prata não competiu e é 101ª da geral. A chinesa Dongshuang Zhang é a nova comandante. A sueca Josefin Olsson e a holandesa Marit Bouwmeester são 2ª e 3ª, respectivamente.

Recorde-se que o Campeonato do Mundo das Classes Olímpicas 2014 começou esta sexta-feira, dia 15, em Santander, durante o qual é feito o apuramento de 50% dos países que vão estar presentes nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Rui Silveira, cujo último dia de provas é esta quarta-feira, dia 17, tem tido um excelente desempenho, tendo já garantido a presença portuguesa da sua Classe, no Brasil, daqui a 2 anos.

Site oficial da Prova em http://www.santander2014.com/