cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Campanha de Angariação de Sócios em marcha: “Clube Naval da Horta precisa do apoio dos Sócios e Sócios ativos”

presidente cnh jose decq mota 1 2017
José Decq Mota: “Se há clube nos Açores em que o trabalho dos Sócios é uma realidade bem visível, é no Clube Naval da Horta”


O CNH completa, em Setembro próximo, 70 anos de vida. Fazer-se associado desta instituição, que honra e promove o Faial cá dentro e lá fora, pode ser uma boa prenda de aniversário. Com a vantagem de agora não ser necessário pagar a joia.


“O Clube Naval da Horta (CNH) presta bons serviços ao Faial, na medida em que promove os desportos náuticos com intensidade e a Ilha junto da Náutica Internacional de Recreio e na medida em que, estando muito inserido na sociedade faialense, consegue ter uma natureza aberta e popular, ligada à vida e à comunidade local.

Mas, para ser assim, o CNH precisa de apoio, precisa de ter sócios e sócios ativos”. É este o repto lançado pelo Presidente desta instituição, José Decq Mota, a propósito da nova Campanha de Angariação de Sócios, que arrancou no dia 2 do corrente e termina no último dia deste ano.

O mais alto Dirigente do mais ativo Clube dos Açores, explica que essa atividade pode ser manifestada através da prática dos diferentes desportos oferecidos, no apoio às mesmas, no enquadramento da vida social do Clube, no papel de protagonistas do CNH, no trabalho desenvolvido nas Escolas de Formação, para que sigam os caminhos de profundidade em curso, ou mediante outros mecanismos.

Dando o primeiro passo no sentido de ir ao encontro do público, o CNH decidiu facilitar a adesão de todos os que – e espera-se que o número perfaça um recorde – quiserem fazer parte desta enorme família. Por isso, foi entendimento isentar todos os novos Sócios do pagamento da joia que, na prática, corresponde ao valor de um ano de quota. Esta é uma oportunidade para novos interessados se associarem ao mesmo tempo que possibilita que, todos os que um dia foram Sócios e o deixaram de ser pelas mais variadas razões, possam readquirir esse estatuto sem qualquer custo adicional (pagamento de joia).

Em nome da Direção do CNH, José Decq Mota apela diretamente “aos Faialenses e aos que não sendo, se identificam com esta casa e com o seu trabalho, para que reforcem a massa associativa”.

Esta bem pode ser considerada uma prenda de aniversário, se tivermos em conta que, no próximo mês de Setembro, o Clube Naval da Horta completa 70 anos de vida.

Sem dúvida que o CNH se pode orgulhar de ter um grande quantitativo de associados para a dimensão da ilha em que está inserido – cerca de 1.000 associados pagantes – mas o que é facto é que, perante o atual quadro de apoios, cada vez mais estrangulado, “este Clube necessita imperiosamente deste contributo visando a sua consolidação financeira”.

Ao abeirar-se de um milhar de sócios, muitos dos quais estrangeiros, que vivem cá ou fora, o Clube Naval da Horta demonstra bem a ligação e a abertura que tem a navegadores e a pessoas que já passaram pelo Faial ou residem localmente. “Este aspeto, por si só, denota bem a natureza internacional do CNH”, frisa o Presidente da Direção.

Esta Campanha – apresentada e votada por unanimidade na Assembleia-Geral do Clube, realizada no dia 27 do mês transato – destina-se a vários tipos de pessoas. Entre elas, encontram-se “aquelas que queiram ou precisem de apoiar ou realizar atividades no quadro do CNH; as que pretenderem usufruir de serviços que o CNH presta ou facilita; a pessoas que, pelo facto de terem estado ausentes, por esquecimento ou outra razão deixaram de ser sócias e querem readquirir essa qualidade, e a todos os que quiserem contribuir para este movimento associativo, extremamente importante para a vida do Clube”.

José Decq Mota diz que sente a ligação dos Sócios, salientando que, “se virmos bem, o envolvimento é enorme, pois a base de trabalho do Clube Naval da Horta é feita com Voluntariado, sendo grande parte assegurado por Sócios”. E realça: “Se o Clube tem perto de 1.000 Sócios e na Semana do Mar conta, efetivamente, com 150 Voluntários a dar o corpo ao manifesto ao longo de 10 dias de intensa atividade, isto representa uma proporção enorme. E este número não inclui os que estão a praticar, a enquadrar a organização ou se encontram noutros sectores”. Razões que levam este Dirigente a frisar que “se há algum clube nos Açores – e há vários, felizmente, – em que a participação de Sócios é assegurada nestes moldes (por Voluntários), é o CNH”.

Naturalmente que os Sócios atuam de maneiras diferentes, havendo aqueles que “vivem muito a vida do Clube mas, que, pela sua postura ou situação na vida, são pouco participativos em termos de colaboração concreta e outros que, até podendo viver menos globalmente a vida do Clube, não falham no apoio ao longo da Semana do Mar. Um bom exemplo da pronta resposta registada foi a que aconteceu em 2016, por altura da Travessia do Canal, em que foram necessárias 34 lanchas para dar apoio. Necessariamente, a maioria era de Sócios, que “colaboraram muito bem”. “Esta realidade existe, é sólida, mas para subsistir, precisa constantemente do apoio da massa associativa e que ela seja, tanto quanto possível, cada vez maior”, remata o Presidente da Direção.

Sinal de que a mensagem já começou a ecoar, foi “o facto inédito” de, na passada sexta-feira (dia 5), uma empresa de venda de quartos, ter contactado o CNH, informando que estava interessada em celebrar um protocolo com esta instituição para que os Sócios do Clube pudessem ser beneficiados. “A iniciativa partiu de um empresário da nossa Terra, e se vem de fora para dentro, significa que esta Campanha está a chegar junto das empresas e das pessoas”, conclui este Dirigente.

Muitas casas comerciais do Faial e não só – como gasolineiras, pensões, hotéis, lojas e outras, encontram-se protocolados com o CNH. Para se inteirar das regalias vigentes direcionadas aos Sócios do Clube Naval da Horta, clique aqui.