cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Quinta-feira, dia 11: Náutica no Bar com o dermatologista Tiago Mestre

nautica bar dia vida small 2017No âmbito do Projeto “Um Dia Pela Vida”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a Equipa “Navegadores Solidários” do Clube Naval da Horta (CNH), promove uma Palestra em que o convidado é o dermatologista Tiago Mestre. Esta iniciativa, que visa a Sensibilização e Prevenção sobre o Cancro da Pele, está marcada para as 21 horas desta quinta-feira, dia 11, no Bar do CNH.

Toda a população é convidada a participar, pois a prevenção é uma missão que diz respeito a todos e o cancro uma batalha que não dispensa qualquer um de nós.

Paralelamente ao objetivo de alertar e sensibilizar para a prevenção, está subjacente a vertente solidária com o intuito de apoiar os doentes mais carenciadas. Nesse contexto, esta ação constituirá, ainda, “uma oportunidade para recolher donativos”, sublinha a Capitã da Equipa do CNH, Susana Rosa, explicando que “serão disponibilizados brindes – patrocinados por empresas locais – para quem quiser contribuir com um donativo”.

São Jorge é a ilha com  mais casos de cancro de pele

De acordo com elementos recolhidos por Susana Rosa, “o cancro da pele tem vindo a aumentar todos os anos.

Em 2016, o rastreio nacional abrangeu mais de 1700 pessoas e detetou quase 100 suspeitas de cancro de pele, de acordo com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC).

Osvaldo Correia, Presidente desta Associação, refere que os casos de cancro de pele têm vindo a crescer e no último rastreio, realizado em 2016, as suspeitas subiram 11% comparando com o ano de 2015. “São mais de 80 casos de carcinoma basocelular e 14 melanomas, além de outras lesões de risco de cancro da pele”, enumera.

Durante a apresentação dos dados do rastreio nacional, Osvaldo Correia aproveitou para referir que a ilha de São Jorge é a região do país com uma das mais elevadas taxas de incidência dos cancros da pele.

Na apresentação da campanha “Sol e Pele”, da APCC, o responsável alertou para uma maior incidência dos cancros de pele em pessoas cada vez mais jovens, algo “que se prevê que continue a aumentar nos próximos anos”.

A associação considera que são vários os fatores que se conjugam para este aumento e que vão além da componente genética. As poucas precauções e os “comportamentos menos adequados”, são ainda os grandes fatores do aumento deste tipo de cancro.

Apesar do incremento da sensibilização, os números estimados pela Associação não são animadores, pois prevê-se que este ano surjam mais 12 mil novos casos de cancro de pele, 1000 dos quais melanoma”.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.