cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Vela de Cruzeiro: Apresentação da 34ª edição da Regata Atlantis Cup® – Regata da Autonomia 2023

Decorreu na manhã desta terça-feira, dia 06 de Junho, na Capela da Pousada Forte da Horta, a sessão de apresentação da 34ª edição da Atlantis Cup® - Regata da Autonomia 2023, promovida pelo Clube Naval da Horta (CNH) em parceria com o Clube Naval de Santa Maria, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Náutico de Angra do Heroísmo e que conta com o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

A sessão de apresentação foi presidida pelo Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia; o Senhor Vereador da Câmara Municipal da Horta, Eduardo Pereira; o Vice-Presidente da Associação Regional de Vela dos Açores, Hugo Pacheco, o Presidente do CNH, Lúcio Rodrigues e o Diretor de Prova, João Morais.

A 34ª edição da Atlantis Cup® – Regata da Autonomia, irá decorrer de 30 de julho a 6 de agosto, partindo de Vila do Porto, em Santa Maria, com destino a Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. Daí, a regata rumará a Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, de onde os velejadores partirão com destino ao porto da Horta, na ilha do Faial, com os veleiros a dividirem-se em 3 (três) classes, Open, ANC e ORC, havendo desde já a previsão de participação de cerca de 12 veleiros na classe ANC (Associação Nacional de Cruzeiros).

A edição deste ano da regata contará para o IX Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro. Este campeonato, com organização da Associação Regional de Vela dos Açores, é reservado apenas a embarcações inscritas na classe ORC.  As etapas de São Miguel para a Terceira e da Terceira para o Faial, contarão como as regatas Oceânicas (Offshore) e, adicionalmente, será composto por mais 9 (nove) regatas costeiras (Inshore), a serem realizadas três regatas em cada uma das ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

apresent ac2023 2

Além da ferramenta Kwindoo que fez a sua estreia o ano passado, a novidade que o Clube Naval da Horta traz para a edição deste ano, é a introdução de boias robotizadas (Smartmarks).

As Smartmarks são capazes de se mover individualmente para a sua posição pré-determinada, e apenas com o toque de um botão, os percursos de corrida são definidos e ajustados em segundos por apenas uma pessoa responsável. Não é necessário qualquer equipamento de ancoragem, uma vez que mantêm a sua posição através de sensores únicos e de última geração e da tecnologia GPS. Reduz-se desta forma o impacto que a prova tem no ambiente, uma vez que não são necessários gastos de combustível para os barcos de marcação, nem o uso de âncoras e correntes das boias atuais que causam danos ao fundo do mar.

A notoriedade que a Atlantis Cup® – Regata Autonomia conquistou ao longo dos últimos 33 anos tem contribuído para promover os Açores e dignificar a autonomia. É uma das principais regatas do panorama náutico nacional atraindo inúmeros velejadores, caracterizando-se pela sua espetacularidade competitiva, a par da sua vertente de lazer que vinga pelo símbolo de união e coesão entre as diferentes ilhas do arquipélago, tornando cada porto um local de partilha e de convívio.

Na sua organização, o Clube Naval da Horta tem o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o apoio do Governo Regional dos Açores e das Câmaras Municipais de Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, contando ainda com diversos patrocínios de empresas de âmbito local, regional e nacional.

O Clube Naval da Horta agradece ao Grupo Pestana a prestimosa colaboração na disponibilização do espaço da Capela da Pousada Forte da Horta, para a apresentação da 34ª edição da Atlantis Cup® – Regata Autonomia.

Clique nesta ligação para efetuar a sua inscrição na regata.