cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Secção de Vela Ligeira do CNH em destaque no “Açores Hoje”, da RTP/A


http://youtu.be/kbT-DHnZT9E

A Directora Técnica do Clube Naval da Horta falou do Campeonato Regional de Vela Ligeira que decorreu este fim-de-semana no Faial, mas também teve oportunidade para evidenciar a capacidade organizativa deste Clube, um verdadeiro embaixador da ilha e da Região, fora de portas.

A Vela Ligeira, Secção que movimenta cerca de 35 velejadores no Clube Naval da Horta (CNH) esteve em destaque no programa de ontem (dia 18) “Açores Hoje”, da RTP/A.



A Directora Técnica do CNH, Dra. Ana Sousa, falou da 3ª Prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira, que decorreu na ilha do Faial, no último fim-de-semana (dias 15 e 16), e que reuniu 70 velejadores de todos os clubes dos Açores. Esta responsável sublinha a importância desta prova, que permite o apuramento para os campeonatos nacionais. E acrescenta: “O número de regatas realizadas é decisivo para a contagem final”. Neste aspecto, é de referir que a falta de vento levou à não realização de algumas regatas que estavam previstas.

Outro aspecto salientado pela Directora Técnica do CNH prende-se com a formação, área tida como fundamental para o futuro de qualquer Clube. “A base de qualquer modalidade são os escalões de formação”, realça.

O grande trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Clube Naval da Horta na Vela Ligeira, os resultados alcançados e os projectos em vista, foram igualmente abordados neste programa televisivo, que Ana Sousa reputa como “uma excelente iniciativa” no sentido de divulgar o que é feito nos Açores e, neste caso concreto, o que este Clube faz em prol do desporto, dos atletas faialenses e da divulgação da ilha e da Região. Esta dirigente entende que convites como este “são sempre muito bem-vindos”, pois constituem uma oportunidade ímpar para que todos se apercebam de que, há muito que o Clube Naval da Horta deixou de ser uma instituição local, sendo um excelente embaixador fora de portas. “É importante e necessário que, quem de direito, tenha noção do movimento e da capacidade do CNH, nomeadamente em termos organizativos”, enfatiza Ana Sousa que, a propósito, salienta: “Este Clube tem, entre outros, muito bons feedback’s da sua vertente organizativa”. E são bastos os exemplos nesse campo, com realce para os campeonatos nacionais (Big Game Fishing, Access, etc) ou mesmo internacionais (Regatas provenientes de Sables d’Olonne, Lorient, e outras).

“A grande aposta do CNH é manter em actividades as actuais 10 Secções e, se possível, alargar o leque, demonstrando que o know-how adquirido é fruto de uma vasta experiência e de um trabalho intensivo e árduo, que nos permite atingir o actual patamar organizativo e de liderança”, frisa a Directora Técnica deste Clube, o mais dinâmico dos Açores.