cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   rss

 

REUNIÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DESPORTIVA DE BOTES BALEEIROS

Realizou-se no dia 14 de Maio, na Câmara Municipal da Madalena, uma reunião entre clubes e entidades possuidoras e utilizadoras de património baleeiro nas ilhas do Pico e do Faial. Participaram o Clube Náutico das Lages, o Clube Naval de S. Roque, o Clube Naval de S. Mateus e o Clube Náutico de Stª Cruz, representados pelos respectivos presidentes e outros dirigentes, a Junta de Freguesia da Piedade, representada pelo Presidente, a Junta de Freguesia de S. João e a Secção de Botes Baleeiros do Faial, representada por uma delegação que integrava o Presidente do CNH, o Presidente da Junta de Freguesia da Feteira e dois outros dirigentes.

Esta reunião, solicitada pelo Presidente do CNH em carta dirigida às entidades do Pico, foi operacionalizada em colaboração com o Presidente do Clube Náutico das Lages e com a colaboração da Câmara Municipal da Madalena, que cedeu o espaço, e destinou-se a estudar a cooperação desportiva a desenvolver.

Fez-se uma ampla troca de informações, tendo-se concluído que no Pico existem hoje 22 botes recuperados e 6 lanchas e que no Faial existem 8 botes e 1 lancha e ainda uma lancha classificada, mas privada, que tem colaborado empenhadamente com a actividade realizada. Tomou-se conhecimento de que o Pico organiza um campeonato local com 7 regatas e que o Faial organiza um com 6 regatas. Foi manifestado o interesse e o gosto de todos os participantes em que todos os botes disponíveis de ambas as ilhas participem nas respectivas provas. Foi decidido estudar a possibilidade de haver ainda alguns pequenos acertos de calendário e estudar a eventualidade de poder haver uma articulação entre ambos os campeonatos.

Entretanto a principal conclusão desta reunião prende-se com o facto de se ter constatado haver um geral interesse em manter e alargar a utilização desportiva dos botes, quer em vela, quer em remo e haver, de todos os intervenientes de ambas as ilhas, um grande interesse em que as regatas de botes baleeiros continuem a ser, pela dimensão que têm e pelo envolvimento que criam, pontos altos das nossas festas. Decidiu-se ainda manter, a nível executivo, um permanente contacto entre as entidades com património baleeiro de ambas as ilhas.