Notícias
Luís Quintino e António João vencedores da Regata de Vela de Cruzeiro Comemorativa do XXVIII Aniversário da Marina da Horta
Foram 10 os barcos que disputaram a Regata de Vela de Cruzeiro comemorativa dos 28 anos de existência da Marina da Horta/Bandeira Azul.
De salientar, a propósito, que a Marina da Horta, inaugurada em 1986, foi a primeira dos Açores e uma das primeiras a nível nacional. É uma das mais movimentadas do mundo, com a particularidade de manter bem viva a tradição de todos os iatistas deixarem registada a sua passagem nos seus paredões, cujas pinturas constituem um magnífico museu ao ar livre.
A Regata realizou-se este sábado (dia 7) e destinou-se a barcos de Cruzeiro das Classes ORC e OPEN. Foi uma iniciativa da Secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta (CNH), que contou com o patrocínio da Portos dos Açores, SA.
Fazendo um balanço à forma como decorreu a Regata, o Responsável pela Secção de Vela de Cruzeiro do CNH, Jorge Macedo, refere que “entre a Espalamaca e a Ponta da Doca houve alguns saltos de vento e junto ao Pico registou-se alguma ondulação. No entanto, o resto do percurso foi agradável”. Relativamente ao percurso desta prova, este dirigente afirma que “foi diferente, uma vez que havia uma bóia fora do porto da Areia Larga (Pico) e outra fora da Praia do Almoxarife (Faial), tendo os participantes vindo à bolina nesta distância, o que foi engraçado”. Quanto ao vento, “foi bom, com alguma intensidade”.
Recorde-se que o percurso da Regata foi o seguinte: largada/bóia Areia Larga/bóia Praia do Almoxarife/chegada. De acordo com o Regulamento da Secção de Cruzeiro, foram atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados de cada classe.
Cada uma das embarcações participantes na Regata recebeu um Diploma de participação.
A cerimónia de Entrega de Prémios realizou-se durante o cocktail, que começou pelas 18h30, no Bar do Clube, promovido pelo patrocinador da Regata: Portos dos Açores, SA.
O Presidente da Direcção do CNH, José Decq Mota, em primeiro plano e ao fundo, o Presidente da Portos dos Açores, SA, Fernando Nascimento, e o Vereador da Câmara Municipal da Horta (CMH), Filipe Menezes
A prova começou pelas 14h00, mas às 11h00 teve lugar um Briefing com os skippers junto ao Forte de Santa Cruz, ao que se seguiu a plantação de espécies endémicas neste local, acto que contou com a colaboração do Parque Natural da Ilha do Faial. Presentes estiveram o Presidente da Portos dos Açores, SA, Fernando Nascimento; o Director de Serviços da Marina da Horta, Armando Castro; o Administrador da Portos dos Açores, SA, Luís Prieto; o Director do Parque Natural da Ilha do Faial, João Melo; bem como o Presidente e Vice-Presidente do CNH, respectivamente José Decq Mota e Jorge Macedo, além de alguns velejadores, amigos da natureza e coleccionadores de fotografias.
A plantação de espécies endémicas junto ao Forte de Santa Cruz juntou graúdos e miúdos, numa perspectiva ambiental e pedagógica
Classificações:
Classes ORC
ORC A:
1º “Azul” – Luís Quintino
2º “Rift” – Carlos Moniz
3º “Mariazinha” – Manuel Gabriel Nunes
4º “Fun-Tastic” – José Correia
ORC B:
1º “Além Mar” – António João
2º “No Stress” – António Oliveira
3º “Rajada” – António Luís
4º “Tuba V” – Fernando Rosa
OPEN
“Soraya” – Frederico Rodrigues
“Ilhéu Deitado” – Nuno Santos
Mais detalhes consulte a Classificação em ORC e a Participação em OPEN
Luís Quintino (“Azul”) recebe o prémio das mãos do Presidente da Portos dos Açores, SA, Fernando Nascimento
O Vereador da CMH, Filipe Menezes, entrega o prémio a Carlos Moniz (“Rift”)
Fotografias de: José Macedo
NOTA: O fotógrafo José Macedo colaborou, uma vez mais, com o Clube Naval da Horta, demonstrando a beleza deste evento e da ilha do Faial, ao mesmo tempo que revela uma sensibilidade cada vez mais apurada para captar os momentos únicos que se nos oferecem.
O Gabinete de Imprensa do CNH agradece a prestimosa colaboração e espera poder contar com ela em próximos eventos.
Veja mais algumas fotos do evento no site CNH/Arquivo/Galeria ou no Google+ do CNH