Notícias
Regata Les Sables/Les Açores/Les Sables larga domingo de França - Tracking
http://youtu.be/2ovHU4_ODVk
A largada da 5ª edição da Regata internacional Les Sables/Les Açores/Les Sables acontece este domingo, dia 20, (mais precisamente pelas 13h02, mais 2 horas do que nos Açores) da cidade francesa de Les Sables d’Olonne com destino à cidade da Horta, na ilha do Faial. Trata-se de uma prova para navegadores solitários, que inclui um percurso de 2540 milhas náuticas no total das 2 etapas (1270 milhas em cada etapa). Faz parte do Campeonato de França da Classe Mini 6,5 metros (embarcações com 6,5 metros) e é a maior regata do circuito Mini, depois da Mini-Transat. Nesta competição estão inscritos 33 barcos, sendo 10 na categoria Protótipos e 23 na categoria de Série.
Estima-se que os skippers cheguem à cidade da Horta no fim deste mês/princípio de Agosto.
A largada da 2ª etapa – Les Açores/Les Sables – está marcada para o dia 5 de Agosto próximo, sendo Denis Hugues o Director de Prova.
Recorde-se que esta Regata se realiza de 2 em anos, acontecendo nos anos pares. Nos anos ímpares, realiza-se a Regata Les Sables/Horta/Les Sables, destinada a embarcações da Classe 40 (veleiros com 12 metros de comprimento).
Os variados sistemas meteorológicos, o ritmo existente nas 2 etapas e as numerosas opções tácticas fazem desta prova, organizada pelo Sports Nautiques Sablais, uma regata de alto nível.
Aymeric Chappellier, em Protótipos, a bordo do 788 “La tortue de l'Aquarium de la Rochelle”, foi o vencedor em 2012, com o tempo de 16 dias, 10 horas, 59 minutos e 35 segundos. Nos barcos de Série, venceu o homónimo Aymeric Belloir, a bordo do 810 “Tout le monde chante contre le cancer”, com o tempo de 17 dias, 19 horas, 43 minutos e 43 segundos.
Em 2012, a Regata Les Sables/Les Açores/Les Sables contou com 39 participantes e algumas desistências.
No Clube Naval da Horta estão a ser ultimados os preparativos para receber as diferentes comitivas francesas, há muito habituadas a ter amigos na ilha do Faial, onde se sentem em casa.
Site oficial da Prova
http://lessables-lesacores.com/
Tracking
http://lessables-lesacores.geovoile.com/2014/