Notícias
Contrato de Concessão do Salão Bar do Clube Naval da Horta foi assinado esta quinta-feira, dia 06
O empresário João Martinho atravessou o canal Pico/Faial e comprometeu-se a dar uma nova imagem ao Salão Bar do Clube Naval da Horta. Os trabalhos de remodelação são vários, mas estarão concluídos daqui a um mês, altura em que este espaço abrirá portas com várias novidades para o público jovem e menos jovem, patentes ao longo de 3 zonas diferentes, mas complementares.
A Assinatura decorreu na Sala de Reuniões do CNH
Foi assinado na tarde desta quinta-feira, dia 06, na Sala de Reuniões do Clube Naval da Horta, o Contrato de Concessão do Salão Bar do Clube Naval da Horta (CNH) entre o Presidente da Direcção do CNH, José Decq Mota, e o empresário picoense João Carlos Oliveira Martinho.
Numa cerimónia privada e cordial, foi assinado o documento, válido por um ano, renovável.
José Decq Mota e João Martinho selam o início de um Contrato
Tendo em conta que o anterior concessionário não estava interessado em continuar a exploração deste espaço, o processo de novo concurso decorreu de forma célere, questão tida como “muito importante” para a Direcção do Clube Naval da Horta, sublinhou José Decq Mota na ocasião, salientando que o elenco directivo desta casa “dá muito valor a esta questão, não só pela questão económica que representa mas, sobretudo, porque um Clube desta natureza deve, obrigatoriamente, dispor de um instrumento que constitua um ponto de convergência em direcção ao mar, onde possa haver convívio, debate de ideias, troca de experiências e degustação gastronómica”. Este Dirigente sustenta que “o Clube Naval da Horta existe para fomentar os desportos náuticos, as regatas locais e internacionais, projectar a ilha e os Açores no mundo”. E prossegue: “O Bar, com um bom serviço, que seja simultaneamente convidativo e atraente, é importante para uma instituição como esta, cartão de visita de muitos ‘aventureiros’ e estrangeiros que aportam a esta cidade-mar, capital oceânica do iatismo, dona de uma das mais belas baías do mundo, em que o mar faz parte da vivência diária deste povo, mestre na arte de bem receber”.
João Martinho é um jovem empresário picoense que acalentava o sonho de explorar o Bar do Clube Naval da Horta. Gerindo um bar há 7 anos e um restaurante há 5 meses, na ilha Montanha, abraçou agora mais este projecto, o que é sinónimo de dinâmica, ambição e criação de postos de trabalho.
Com base neste percurso, o Presidente da Direcção do CNH, rematou: “Fazemos confiança nesta proposta pela experiência demonstrada que, certamente irá valorizar o Clube Naval da Horta no seu todo”.
Em jeito de agradecimento a este voto de confiança, o empreendedor João Martinho espera “superar as expectativas”. Nesse sentido, vai remodelar o espaço, garantindo que o Bar irá apresentar “uma imagem completamente nova”.
Este “risco calculado” é uma parceria com o sócio faialense Gabriel Gonçalves, um jovem DJ, com percurso firmado na música/animação, conhecido no Barão Palace, Faial Fashion e outros projectos.
Para João Martinho, as novas embarcações vieram encurtar as já pequenas distâncias que separam estas ilhas irmãs, pelo que não vê entraves em termos geográficos até, porque, garante “os negócios quando são bem estruturados gerem-se sozinhos”. Tendo-se proporcionado o momento de concretizar a ideia que tinha já no tempo em que era estudante cá – “fazer algo de giro neste espaço” – este empresário promete dinamizar a noite no Faial que, segundo ele, “precisa de ser revitalizada”. Nova imagem, serviço diferenciado, aposta nos produtos de qualidade, música ao vivo, eventos e DJ’s fazem parte deste novo menu.
“Como o espaço do Salão Bar é bastante amplo, a nossa ideia é dividi-lo em 3 zonas: a primeira será uma zona de refeição; na zona intermédia as pessoas poderão estar a ver televisão, a conversar, a jogar uma cartada ou mesmo os estudantes poderão ficar a estudar, fazer um trabalho ou tomar um copo, e na terceira zona quem entra, do lado direito do Bar, vai estar a mesa de snooker. Será uma zona lounge onde se poderá estar a disfrutar de um bom gin, uísque, vodka, etc, e olhar para a paisagem, para a Marina, para o Pico, para o que está à nossa frente”, explica João Martinho.
João Martinho: “Já quando estudava no Faial olhava para este espaço e pensava que um dia poderia fazer aqui algo de engraçado”
O Salão Bar ficará assim com 2 zonas mais vocacionadas para a música e um terceiro espaço com menos música e som, onde se poderá descontrair.
“Congregar malta jovem e menos jovem” é outro dos objectivos destes novos sócios que agarraram este projecto há um mês, dispondo agora de pouco mais de 30 dias para revelarem o fruto e a imaginação das muitas horas de trabalho que têm pela frente. Sem querer estragar a surpresa, mas revelando muita energia e vontade em mostrar que é possível dar a este espaço a dignidade que merece, aproveitado o seu enorme potencial, este empresário da outra margem assegura: “Vamos apresentar um espaço moderno e apetecível, onde cabem todas as gerações”.
O Vice-Presidente Jorge Macedo testemunhou a Assinatura da Concessão do Salão Bar do CNH
Fotografias de: Cristina Silveira