cal   fb    x    instagram     yt   issuu    rss

“Um Dia Pela Vida”: Equipa do CNH organiza Almoço Solidário este domingo, no Pavilhão Náutico

dia pela vida 2017


Preço: 8 euros para adulto, 5 para crianças. Apela-se a que todos tragam a sua loiça e talheres, pois o Ambiente agradece e a Humanidade beneficia.


A Equipa “Navegadores Solidários” do Clube Naval da Horta (CNH) programou um Almoço Solidário para este domingo, dia 14. Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Projecto “Um Dia Pela Vida”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que tem como objectivo angariar fundos para apoiar os doentes que, por falta de posses, têm mais dificuldades em combater esta doença.

Todos são convidados a dar o seu contributo para esta causa, que domingo terá como espaço o Pavilhão Náutico do CNH. Para o Almoço Solidário foram estabelecidos os seguintes preços: 8 euros para adultos e 5 para crianças.

Inserido nesta campanha, a Equipa do CNH organizou outras acções, designadamente uma Palestra sobre a Prevenção do Cancro da Pele, que terá lugar pelas 21 horas de hoje, quinta-feira, no Bar do Clube; e um Rally de Vela de Cruzeiro, marcado para este sábado, dia 13.

Tragam a vossa loiça!

Susana Rosa, Capitã da Equipa “Navegadores Solidários” pensou associar outra mensagem a este projecto, e que tem por lema ser amigo do ambiente, evitando o uso do plástico. Como tal, foi solicitado o contributo da Associação No More Plastics for the Azores e o seu Responsável, Henrique Barros, escreveu, a pedido do Gabinete de Imprensa do CNH (colaboração que, desde já agradecemos,) a seguinte mensagem:

“O plástico é o flagelo do séc XXI. Todos os anos 8 milhões de toneladas são largadas nos Oceanos, decompondo-se, fragmentando-se, depositando-se no fundo, ficando a flutuar até arrojar nas praias ou ficar preso no meio do calhau ou ... entrar na cadeia alimentar pela base, até eventualmente chegar ao nosso prato.

Na nossa ilha, produzimos entre 15 a 20 toneladas de lixo POR DIA, que têm se ser separadas por faialenses especiais – tal a dificuldade de encontrar quem consiga executar essa tarefa – que abrem os nossos sacos de lixo indiferenciado e tentam aproveitar o possível para reciclar. O nosso aterro tem demasiadas toneladas enterradas que estão agora a vir “à superfície”, fruto da erosão. O lixo não desaparece, só se transforma. E nem sequer em algo que seja positivo ou benéfico para o Ser Humano, muito pelo contrário.

Na passada semana esteve no Faial a Brigada do Mar que veio tentar limpar a praia de Porto Pim de microplásticos. Em 3 dias, meia dúzia de voluntários tiraram mais de 20 quilos de microplástico da areia preta e, quando olhamos para o que ficou atrás, apercebemo-nos de que muitos mais quilos ficaram por tirar.

Este Oceano que tanto castigamos, dá-nos tanto, tudo, quase tudo. Dá-nos o caminho, a comida, o trabalho, o nosso tempo, os nossos lazeres, o clima, muito das nossas vidas, entre tantas mais coisas, até Clubes Navais!

Está na hora de assumirmos a nossa responsabilidade e deixarmos de ser cúmplices deste flagelo, sejamos parte da solução! Nesse tão digno caminho temos de aceitar que há hábitos que se impõem e decisões que não podemos adiar. Deixarmos de usar copos, pratos e talheres de plástico é uma dessas decisões. Como tal, pedimos a todos os que vêm participar nesta nobre causa que tragam os seus talheres, prato e copo de louça, evitando, assim, o uso desnecessário de tanto plástico descartável. Parece que até a comida tem um sabor diferente, e além de tudo é mais confortável, seguro, bonito, digno e responsável”.

Em jeito de enquadramento, refira-se que a No More Plastics for the Azores, uma Associação de Cidadãos Faialenses com preocupações ambientais, tem realizado limpeza de ribeiras da nossa ilha e em cada acção retiram-se toneladas de plástico, que estavam condenadas a acabar no Oceano. Esta Associação tem trabalhado com a Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), PSP, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Associação de Agricultores e com os faialenses em geral para, “todos juntos, sermos um exemplo de respeito pela Natureza que tudo nos dá”.