Notícias
Vela Espetacular do CNH 2017
Vela Espetacular do CNH 2017: “Este Projeto visa capacitar jovens na arte da Vela, do conforto no mar e na aptidão náutica”
“A Vela Espetacular tem dois objetivos: o primeiro é ensinar vela – na melhor altura do ano para velejar – a quem sempre quis experimentar; e o segundo é dar treinos de competição mais intensivos, às equipas do Clube”.
É assim que o Coordenador da Escola de Vela do Clube Naval da Horta (CNH) e, simultaneamente, Treinador de Competição, Duarte Araújo, sintetiza o Projeto “Vela Espetacular” do CNH 2017, que decorreu de 19 de Junho a 29 de Julho.
Instado a fazer um balanço a este período de atividades, Duarte Araújo diz que “tal como em anos anteriores, os meses de Junho e Julho foram ocupados no mar, todas as manhãs com Vela de Iniciação e as tardes com competição.
Passaram pelo CNH 50 alunos na modalidade da Vela, muitos dos quais pela primeira vez, ao passo que outros repetem este Projeto. Neste mês e meio de treinos, capacitamos muitos velejadores e angariamos mais alunos para a Escola de Vela. Correu muito bem e tivemos sempre muito bom tempo, o que ajudou a ensinar e a promover a Vela. Posso garantir que a Vela Espetacular do CNH 2017 foi um sucesso. As 27 aulas que demos aos alunos de Iniciação possibilitaram várias atividades relacionadas com o mar, mas menos com a vela especifica, como visitas a barcos e tripulações de iates de passagem pelo Faial. Tivemos várias nacionalidades e origens: Holanda, Itália, França, Brasil e continentais de várias regiões do país. A multiculturalidade é um dos traços da ilha do Faial e o Clube Naval da Horta, nas suas múltiplas iniciativas, representa isso mesmo. Destaco, acima de tudo, o espírito de equipa que os jovens velejadores tiveram durante todas as aulas, sempre divertidos mas aplicados na aprendizagem.
“Destaco, acima de tudo, o espírito de equipa que os jovens velejadores tiveram durante todas as aulas”
Saliento, também, o trabalho dos velejadores de competição do Clube Naval da Horta, que serviram de treinadores de iniciação e transmitiram, de uma forma que me orgulha, a sua responsabilidade e competências. Foram fundamentais para o sucesso do projeto.
O equipamento que usamos para estas aulas tem sido a necessidade mais importante e temos feito melhorias a cada ano. Vamos continuar a melhorar esse equipamento, cada vez mais adequado a idades mais jovens, permitindo realizar mais sessões de treino, com diferentes intensidades de vento e com mais segurança. Esta é uma tecla em que estou sempre a bater e o Clube tem respondido com muita responsabilidade, sempre de acordo com as suas possibilidades.
Os alunos adoraram, muitos pretendem continuar na Vela durante o ano, inscrevendo-se para começar em Setembro. Mais do que isso, observar a sua alegria e felicidade durante e no final das atividades propostas, recompensa o trabalho levado a cabo.
Sendo o propósito do Clube Naval da Horta promover a Vela e o seu ensino, este Projeto visa capacitar jovens na arte da vela, do conforto no mar e na aptidão náutica.
“Correu muito bem, tivemos sempre muito bom tempo, o que ajudou a ensinar e a promover a Vela”
Na cidade-mar (Horta) é fundamental haver uma relação forte entre a sua população e a razão de maior fama da cidade: o abrigo do mar, ponto de peregrinação de qualquer velejador que se considere oceânico. Neste aspeto, quanto maior a compreensão e entendimento do mar, da vela, das suas dificuldades e especificidades, maior a ligação ao mar e também ao futuro que nos pode proporcionar, seja na área profissional ou na de lazer”.
“Os alunos adoraram, muitos pretendem continuar na Vela durante o ano, inscrevendo-se para começar em Setembro”