cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   rss

 

45º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, em Vilamoura

Duarte Araújo: “Deu para identificar bem o que os velejadores precisam de melhorar”.

Na foto, Rui Silveira (Atleta de Alta Competição), Jorge Krug Pires e Tomás Pó (Jovens-Talento da Vela dos Açores) representaram o CNH no 45º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, em Vilamoura.

“Estou satisfeito com o desempenho do Jorge e do Tomás. Deu para identificar bem o que precisam de melhorar”. É este o balanço que Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do Clube Naval da Horta (CNH) faz ao trabalho levado a cabo por Jorge Krug Pires e Tomás Pó, do CNH, no decorrer do 45º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, realizado nos dias 2, 3 e 4 de Março (sábado, domingo e segunda), em Vilamoura, no Algarve.

Jorge Krug Pires foi 9º classificado e Tomás Pó 14º, num conjunto de 49 velejadores da Classe Laser 4.7.

Estes três dias de de Prova foram, segundo Duarte Araújo, “muito difíceis pelo facto de ter havido muito sol e pouco vento”.

No total, foram realizadas 6 regatas, tendo sido uma no primeiro dia (sábado), duas no segundo (domingo) e três no terceiro (segunda-feira). Em cada um destes três dias de regata, Jorge Krug Pires e Tomás Pó passaram 7 horas no mar, o que revela bem a dureza da Prova.

torneio int carnaval 2 2019

A frota Laser 4.7 era composta por cerca de meia centena de velejadores

Apesar das difíceis condições climatéricas, esta 3ª Prova de Apuramento Nacional (PAN) decorreu de forma muito mais favorável do que a 2ª PAN, realizada em Leixões, no Porto, nos dias 2 e 3 de Fevereiro último, em que o tempo não colaborou no sentido de serem feitas regatas.

torneio int carnaval 3 2019

Foram três dias de Prova muito difíceis

Duarte Araújo refere que estas participações nas Provas de Apuramento Nacional (PAN) apuram os atletas para os Campeonatos da Europa e do Mundo.

Além de Jorge Krug Pires e Tomás Pó, ambos Jovens-Talento da Vela dos Açores, a comitiva integrava, ainda, Alexandre Madruga, do Clube Naval da Madalena do Pico (CNMP). Os três velejadores fizeram-se acompanhar por Duarte Araújo.

350 embarcações de 9 classes

No 45º Torneio Internacional de Vela do Carnaval – a maior Prova de Vela Ligeira que se realiza em Portugal, organizada pelo Clube Internacional da Marina de Vilamoura  (CIVM) – participaram cerca de 500 velejadores de 7 países. Para além de terem vindo de todos os clubes nacionais, incluindo Madeira e Açores, houve equipas dos Estados Unidos da América, Alemanha, Irlanda, França e Espanha.

Estiveram em Prova 350 embarcações de 9 Classes.

O facto de o Campeonato do Mundo da Classe 420 se realizar precisamente em Vilamoura, no proximo mês de Julho, atraiu muitas equipas internacionais, que têm como objectivo conhecer e treinar as condições que irão encontrar durante o Mundial.

O 45º Torneio Internacional de Vela do Carnaval é o maior evento de Vela a nível nacional quer em número de participantes quer em número de embarcações.

Realiza-se de forma ininterrupta desde 1974, tendo-se tornado, desde há muitos anos, num clássico de Vela Ligeira em Portugal e na Península Ibérica.

torneio int carnaval 4 2019

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval de Vilamoura é a maior Prova de Vela Ligeira que se realiza em Portugal

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.