Notícias

Vela Ligeira: Maísa Silva, do CNH, ficou em 68º lugar na 2ª PAN, em Leixões
Fotografia cedida por: Maísa Silva
“Correu melhor do que em Tavira, porque o vento era mais constante. Embora com a nortada o vento fique mais forte, a verdade é que tanto as ondas como o vento estavam mais parecidos com o que encontro no Faial”. É este o balanço que a velejadora do Clube Naval da Horta (CNH), Maísa Silva, faz à sua participação na 2ª Prova de Apuramento Nacional (PAN), que se decorreu de 1 a 5 do corrente, em Leixões.
A velejadora faialense conseguiu o seu objectivo e que era melhorar os resultados desde a última PAN, tendo ficado agora no 68º lugar da geral, muito à frente do que aconteceu em Tavira, em que foi 81ª classificada.
Nesta Prova participaram 81 velejadores, tendo-se realizado as 10 regatas que estavam programadas.
Em declarações ao Gabinete de Imprensa do CNH, Maísa Silva sublinhou que “da primeira à terceira regata realizada em cada dia, a evolução era sempre constante”, o que deixou esta velejadora confiante e satisfeita. Nos três primeiros dias de prova houve 9 regatas e no último apenas uma.
Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do Clube Naval da Horta, que se encontra no Porto por razões de saúde, foi jantar com a Equipa Açoriana, aproveitando a oportunidade para demonstrar à “sua “ atleta o quão está satisfeito pelo resultado alcançado.
A Equipa dos Açores era composta por Maísa Silva, do Clube Naval da Horta; Inês Pavão e Miguel Mendes, do Clube Naval de Ponta Delgada (São Miguel), e Duarte Barcelos, da Praia da Vitória (ilha Terceira), acompanhados pelo seleccionador regional, António Valério, de Ponta Delgada.
“Todos melhoraram”, destaca a velejadora do CNH, realçando “a boa relação” entre todos. “O seleccionador foi espectacular e uma grande ajuda”, frisa Maísa Silva.
A comitiva açoriana regressou esta segunda-feira a casa, depois de uma viagem recheada de atrasos.
Estas duas Provas de Apuramento Nacional (Tavira e Leixões) funcionaram como dois momentos de estágio, “muito importantes” para a velejadora faialense”, que participa pelo terceiro ano consecutivo em competições desta natureza (PAN). “Tenho aprendido muito com estas novas experiências, pois é com provas como estas que conseguimos melhorar, uma vez que as competições regionais não chegam aos calcanhares das PAN”, vinca Maísa Silva.
Esta atleta de elite dos Açores prepara-se agora para participar na 23ª edição dos Jogos das Ilhas, que terá lugar de 20 a 26 deste mês, na ilha de Córsega. De salientar que este é o terceiro ano consectivo que a velejadora do CNH participa nos Jogos das Ilhas.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.